Estou utilizando um Atmega 328P com oscilador interno de 8 MHz e gostaria de saber como configurar os pinos não utilizados para o cristal como saída na IDE do Arduino.
Uma vez que a referencia de pinos utilizada não condiz com a pinagem física, como identificar estes pinos na IDE?
Muito obrigado Bubulindo, mas o problema que encontro é que estou utilizando um Atmega328 em um projeto numa placa própria e neste projeto preciso utilizar os pinos destinados ao cristal como uma saída digital.
Conforme o diagrama que me mandou entendo que não há como referenciar estes pinos na IDE do Arduino, pois não encontrei um nome compatível no diagrama.
Vou ler o datasheet, mas acredito que realmente pela IDE do Arduino não consiga fazer muita coisa.
Eu até fiz um teste de acesso diretamente pelos registradores e até consegui configurá-los como saída, mas o problema é que as funções da biblioteca do Arduino utilizam o mapeamento dos pinos e desta forma creio que pela IDE não consiga realmente acessar.
O problema é que no arduino nós não precisamos configurar o oscilador, como fazemos geralmente no PIC, o que me leva a crer que isto já é feito pelo bootloader.
Eu utilizo a Atmel Studio, muito melhor que a IDE arduino, mas mesmo assim ainda utilizo as bibliotecas arduino.
Baixe o Atmel Studio, e faça a gravação via ISP, tem gravadores usbasp baratos para vender.
Daí é tentar utilizar as bibliotecas arduino sem o bootloader... o único problema é que ficará sem a porta USB...
Se tiver interesse. Esse link fala um pouco sobre como configurar o Atmel studio..
Para que o ícone arduino apareça na tela do Atmel studio ao iniciar um novo projeto, basta criar um projeto em branco na IDE Arduino(vazio mesmo, só crie um novo e salve) e salvá-lo como Blank.ino na sua área de trabalho...