Estou trabalhando em um projeto com uma placa de motor residencial da PPA que utiliza um teclado programador externo (PROG) alimentado diretamente pela placa com 15V. Meu objetivo é mapear os comandos de programação que esse teclado envia para a placa e, posteriormente, realizar essas programações remotamente usando um Arduino conectado à internet.
Gostaria de saber se alguém já trabalhou com algo parecido ou pode me orientar em como interceptar esses comandos, identificar os protocolos de comunicação envolvidos, e como posso replicá-los via Arduino para fazer a programação remotamente.
Qualquer ajuda ou direcionamento será muito apreciado!
Antes de mais nada, vale dizer que fazer engenharia reversa em produtos comerciais é bastante complicado, em especial se o produto usar protocolos de comunicação específicos ou criptografados.
A primeira coisa que eu tentaria fazer é pegar um desses teclados e ver como ele se conecta na placa; quantos cabos de comunicação são usados; em que circuito da placa ele se conecta. Enfim, tentar identificar como os comandos do teclado são recebidos na placa de comando.