Medir aceleração

Bom dia pessoal.

Estou iniciando um projeto, no entanto, ainda não sei qual sensor usar.
Preciso saber se um objeto está se deslocando e, a qual velocidade ele se desloca.
Nesse projeto não terei rodas, por isso, não poderei usar um sensor hall, por exemplo...

Pensei em um acelerômetro, mas em todos os exemplos que vi o pessoal usa para medir inclinação.

O que vcs me sugerem?

Ah... outra coisa: vcs conhecem alguma valvula solenoide que eu possa controlar seu fechamento/abertura gradualmente com a saída PWM do arduino?

Muito obrigado desde já pela atenção e ajuda. :slight_smile:

Você deveria explicar melhor a aplicação desse sensor.

Qual é o objeto que se move?

Como ele se move?

Que eu saiba as solenoides só têm dois estados aberto e fechado.

Penso que para controlar a vazão você vai precisar de uma válvula com atuador elétrico ou outro sistema semelhante.

Dificilmente vai encontrar uma válvula que funcione em 5 V / 40 mA então, vai precisar de um circuito de interface.

Boa tarde.

Eu disse que o projeto não teria rodas, na verdade, tem sim, mas não poderei usa-las.
O controlador junto com o sensor(seja lá qual for) vão ficar embarcados em um reboque e, deverá variar uma saída PWM do Arduíno de acordo com a velocidade do reboque onde eles estiverem embardados.
Por exemplo, se o reboque estiver parado a saída do Arduíno deverá ser 0, se estiver a 10KM/h devera ser 200 e a 50KM ou mais 1023.

E eu citei válvula solenoide, mas pode ser qualquer válvula que eu consiga controlar sua abertura/fechamento de forma gradual.

Obrigado.

Em primeiro lugar o PWM vai de 0 a 255.

Em segundo lugar com a quantidade de informação fornecida penso que seja melhor ler a velocidade no painel do veículo.

Tem vários projetos por aí.

Use o google para encontrar um que te sirva de base.

Use termos em inglês que será mais fácil de encontrar.

E em terceiro o que você precisa é velocidade e não aceleração.