Prezados, bom dia !
Através de alguns tutoriais que encontrei, tais como o abaixo, utilizando o SCT-013 consigo medir a corrente de uma carga, como abaixo:
Segue tutoriais: https://www.filipeflop.com/blog/medidor-de-energia-eletrica-com-arduino/

Como o tutorial mostra a corrente: https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2018_08/image.png.2ca246ea13619189757c6ed275a4fee9.png
O que eu quero, na verdade, é medir a forma de onda de uma carga (no caso, será um motor de indução trifásico). O projeto que quero desenvolver ao todo é, através do SCR e do arduino (tenho o uno), capturar a forma da onda da carga e exportá-la para o MatLab, para lá, trabalhar com ela hehe.
Alguém tem alguma ideia se é possível algo do tipo ? Também penso em mostrar a forma de onda capturada em um display, antes de exportá-la para outras plataformas..
Enfim, qualquer sugestão seria muito bem vinda. Obrigado a todos !
Que é que já fizeste?
Um problema que vais ter é que o Arduino tem apenas um AD... logo, não consegues medir a corrente nas três fases ao mesmo tempo. Isso é uma limitação para o que pretendes.
Depois tens o problema da frequência máxima de aquisição a que o Arduino funciona, que é capaz de ser bastante lenta para o que pretendes.
bubulindo:
Um problema que vais ter é que o Arduino tem apenas um AD... logo, não consegues medir a corrente nas três fases ao mesmo tempo. Isso é uma limitação para o que pretendes.
Eu necessito da corrente de apenas 01 das fases e preciso captura-las através de um método não-invasivo. Daí a necessidade de usar o SCT-013..
bubulindo:
Depois tens o problema da frequência máxima de aquisição a que o Arduino funciona, que é capaz de ser bastante lenta para o que pretendes.
Não sei ao certo sobre as faixas de frequência que o Arduino consegue operar, mas tenho que trabalhar na faixa de 0 a 500 Hz. Ele consegue operar nessa faixa?
Eu vi um projeto de um cara fazendo o que planejo fazer, porém ele utilizou módulo FRDM-K64F. Como quero reduzir custos, quero fazer algo similar, porém com o arduino, rs
Isso assim é mais simples uma vez que podes deixar o AD do Arduino a correr... logo é escusado pensares em usar a função analogRead e vais ter de usar o arduino em free running mode.
Quanto aos 500Hz, não encontrei informação acerca de qual é o máximo de frequência a que consegue funcionar, mas isso também é configurável. O problema está que quanto mais rápida for a aquisição, pior será o resultado.