Medir tempo com dois sensores - arduino

Olá, estou com um projeto de medir intervalos de tempo com arduino, mas nao sei por onde começar.

Por exemplo:

Quando um carrinho passa por um sensor o tempo vai começar a contar e depois de passar no outro ele para.
Com esse intervalo de tempo eu posso calcular a velocidade e aceleração;

Quais sensores eu uso ? Onde eu posso aprender a linguagem de programação para isso ?

Se alguem tiver uma ideia melhor para realizar essa medida de tempo eu agradeço tambem.

Agradeço quem puder ajudar.

1 Like

Antes de mais, com esse intervalo de tempo podes calcular a velocidade. Calcular a aceleração necessitaria de pelo menos mais uma medida.

V = (posicao1 - posicao0)/tempo

a = (velocidade1 - velocidade0)/tempo

Com dois sensores de posição medes uma velocidade, logo é impossível de calcular a aceleração.
Diria que se for um carrinho, possivelmente um sensor de IR é o que precisas. Esses sensores tem um emissor e outro receptor. Dependendo de como estás a montar tudo poderás utilizar algo que faça reflexo do sinal ou medir quando o carro bloqueia o sinal.

Se pretendes fazer isto com o Arduino precisas de aprender a programar. Eu diria que olhares ao exemplo blink without delay é o melhor passo. Ali aprenderás a medir tempo em milisegundos e depois apenas tens de aprender a usar a função digitalRead() ou interrupções.

1 Like