[Meio off] Proteção para sensor IR

Olá.

Primeiramente me desculpe se for realmente off-topic, mas nao faço ideia de onde mais procurar sobre essa informação.

Estou desenvolvendo um contador de tempo para RC utilizando um arduino uno na recepção e um ATTinny85 no transponder. Este contador usar LED IR no transponder (nos carrinhos) e um receptor IR (TSOP31238) na pista.
No inicio, não estava conseguindo captar praticamente NADA devido a interferencia do sol no receptor. Após colocar o mesmo em uma caixa, a aproximadamente 50mm para dentro desta 'caixa', a recepção melhorou absurdamente! Eu deixei um 'feixe' horizontal no sentido da pista, assim facilitaria o feixe de luz entrar na caixinha. Digamos que de 20 voltas, 18 são capturadas corretamente pelo meu sensor e as outras duas não são detectadas.

Eu estou utilizando LED's potentes e praticamente direcionais (com um angulo de 17º), mas como o sensor fica na beira da pista (que tem 3 metros de largura), este angulo é maior no ponto do sensor. A potencia do LED nao é problema, pois eu consigo 'ler' o código do transponder utilizando este LED a mais de 15 metros de distancia no sol (mas com o transponder parado).

Pelos meus testes, é realmente interferencia IR externa, pois testei durante a noite e consegui um aproveitamente de 100% das voltas.
Eu sei que todo equipamento que possui um receptor IR tem aquela capa preta, que parece um plastico preto, mas é transparente. Acredito que aquilo seja algum tipo de filtro específico, e nao apenas um acrilico/vidro preto semi-transparente. Então minha dúvida é: o que é aquele plastico? e onde eu consigo dele?

Uma segunda dúvida:
No transmissor eu estou enviando um total de 9 bits, sendo 2 de inicio do pacote + 6 de dados + 1 de paridade. OS BIT's de inicio tem 150uS. Os bits 0 tem 300uS e 1 tem 700uS.
No looping, eu envio esses bit's de forma continua, fazendo uma pausa aleatória entre 10 e 15 ms entre cada envio. Eu testei enviar continuamente e não funcionou....simplesmente nao consigo detectar. O menor tempo que eu consegui entre os pacotes foi de 2ms. Isso seria alguma limitação do receptor IR?

No código do receptor não é, pois eu nao 'trato' os intervalos. O que eu faço na recepção é: quando houver mudança de estado do pino do sensor, pegue o tempo com relação ao estado anterior e faça um 'push' em uma pilha de tempos, que contem exatamente 9 posições. Cada vez que é feito um 'push' nesta pilha, eu verifico se os dois primeiros tempos da pilha estão no tange de '150'uS. Caso sim (e todos os tempos restantes estejam no range dos bits 1 e 0), o pacote é valido. Esse código esta funcionando perfeitamente até o momento, então acredito que nao seja ele o limitador deste intervalo entre pacotes.

Olá,

Aquele filtro fumê que você fala, permite a passagem apenas da luz IR, por isso que as TVs são tão sensíveis,

Talvez o filme fotográfico (queimado) já revelado possa funcionar, pois dá para ver até eclipse solar em algumas ocasiões, parece que ele deixa passar mais IR, que a luz normal.

Mas se você não tem problemas com LED potente, significa que você dispõe de uma boa fonte de alimentação, e eu me pergunto, por que não usar um rádio, talvez um ESP8266, que é WiFi, ou até mesmo um RF433, para evitar esse "olho no olho" dos equipamentos?