quero entrar no mundo dos arduinos, no entanto há tanta escolha que me faz sentir um bocado perdido
conseguem aconselhar-me que hardware preciso para realizar o seguinte trabalho:
Ponto A: sensor deteta presença de um objecto, emite esse sinal para o ponto B e C.
Ponto B e Ponto C: receber o sinal (sem fios) emitido no Ponto A, e activa um aviso sonoro simultaneamente no ponto B e ponto C. O aviso sonoro apenas será desligado em ambos os sítios após efectuar a confirmação no Ponto A (botão de pressão, por exemplo).
Distancia Ponto A ao Ponto B: 5 metros sem obstáculos
Distancia Ponto A ao Ponto C: 12 metros sem obstáculos
Vi estes:
Arduino Wireless Shield - A000065
Placa Arduino Uno SMD Rev3 - A000073
Arduino PRIMO CORE - A000138
Que acham? Será que com este equipamento conseguiria faze-lo? Há alguma alternativa mais economica?
A solução mais simples que eu pensei é usar o microcontrolador ATTINY85. É um CI barato que da pra programar com a plataforma do Arduino. Ele possui 6 pinos digitais e me parece ser suficiente pro seu caso.
Se você usar um ATTINY para cada ponto, você poderia ter um led infravermelho ou um laser que manda o sinal codificado do ponto A para o ponto B e C e um receptor em cada um desses dois pontos, além do sensor de distância. E você gastaria apenas mais um pino para o aviso sonoro (buzzer/alto falante) e um pro botão que efetua a confirmação no ponto A.
Mas se você está disposto a gastar um pouco mais, vale usar a placa NODEMCU que é relativamente barata (em torno de 30 reais) que é capaz de conectar em uma rede de wifi e criar um servidor, ou até um access point. Essa placa tem cerca de 13 pinos digitais que parece ser mais do que o suficiente pra sua aplicação.