Modulo GPS/GPRS

Olá,

Tenho um módulo GPRS/GPS e não estou a conseguir trabalhar com o GSM. Se não colocar nenhum cartão SIM, o módulo trabalha muito bem sem problemas, quando coloco um cartão SIM, após ter inserido o PIN o modulo desliga-se por ele. Já estou a usar uma alimentação exterior de 9V 1A, mas mesmo assim não consigo trabalhar.

Alguém tem alguma ideia para este caso?

Cumprimentos,

Rui Serra

Poderia contextualizar melhor sua pergunta?

Olá,

Comprei o modulo GPS/GPRS para conectar ao Arduino, só que tenho um problema. O GPS trabalha bem, pará já não tenho problemas. O problema é o GPRS....

Se ligar o arduino sem colocar nenhum cartao SIM, o modulo trabalha bem sem se desligar por ele. Faço "AT" e obtenho resposta. Quando coloco o cartão SIM e ligo o modulo GPRS/GPS, ele desliga-se passado 2 segundos automaticamente. Fazendo "AT" não obtenho resposta.

Obrigado Serra

Caro Rui,

O módulo GPS/GPRS é o modelo da Libelium? Se for, veja se isto pode lhe ajudar: http://www.libelium.com/squidbee/index.php?title=GPRS_/_GPS_module_for_Arduino

Siga passo-a-passo, porque parece que há detalhes a seguir, como por exemplo a posição dos jumpers, ligar primeiro o arduino sem o Atmega, usar um cartão SIM sem o "PIN protection"...

Espero que seja útil a você.

Já segui esses passos todos, eu tirei o ATmega e o cartão SIM não tem pin.

Já nao sei mais o que fazer, já coloquei uma alimentação de 9v 1A e nada.

Cumprimentos, Serra

Esqueci de perguntar: se está a usar a alimentação de 9 volts externa, lembrou-se de mudar o jumper (que seleciona a alimentação correta - usb/externa) na placa do arduino?

O erro está a ocorrer no passo 2 ou no passo 3?

E ocorre quando está usando o "sketch" de exemplo da página?

Estou a perguntar porque disseste que fica ligado por 2 segundos e depois desliga. O "sketch" de exemplo tem linhas que fazem o arduino ligar o shield gprs automaticamente, [u]não sendo necessário pressionar o botão de ligar[/u]:

void switchModule(){
 digitalWrite(onModulePin,HIGH);
 delay(2000);
 digitalWrite(onModulePin,LOW);
}

e o tempo designado para fazer o shield ligar é de 2 segundos.

Pode tentar mudar este tempo de 2000 para outro valor maior, por exemplo 3000, 4000.

Se não funcionar, sugiro que pergunte em algum fórum daqui, que seja em inglês, pois acredito que haja mais usuários deste tipo de módulo. Ou procurar no mailing list da libelium: http://libelium.com/mailman/listinfo/squidbee_hacking_libelium.com

O modulo GPS/GPRS tem que trabalhar sem o ATMEGA, por isso não consigo implementar esse código. Para mim o módulo tem alguma avaria, eu vou mandar para a libelium para eles visualizar se existe alguma anomalia.

Obrigado pela atenção, Rui Serra