Módulo IR-RF para automação residencial

Olá pessoal.

Comprei um Arduino MEGA 2560 ano passado e aos poucos fui comprando mais algumas peças para ir brincando e aprendendo com a placa. A foto que vou mostrar a seguir é o que eu já tenho para fazer a automação da lâmpada e do ventilador do meu quarto.

Eu aperto um botão no meu controle remoto IR, o receptor IR recebe, manda pro Arduino, o Arduino manda pelo transmissor RF o sinal para acionar os relés.

Mas eu estou com um problema: eu só consigo usar o controle no meu quarto onde está o Arduino, e eu pretendo colocar mais relés nos outros cômodos da casa, então seria inviável estar na sala e ter que ir até o Arduino para ligar a luz da sala remotamente e voltar para lá.

Então eu pensei na seguinte maneira

Eu aperto um botão no meu controle remoto IR, o receptor IR do módulo IR-RF recebe, converte o sinal e manda pelo transmissor RF do módulo para o Arduino que recebe pelo receptor e manda pelo transmissor o sinal para acionar os relés.

Sei que parece complicado, mas assim eu consigo receber no Arduino o sinal do controle no meu quarto e de quantos cômodos eu precisar que um receptor IR esteja presente para poder enviar comandos para o Arduino. Por isso preciso de ajuda para montar esse módulo. Sei que isso é mais hardware do que software, e também sei que não é simplesmte conectar o receptor IR no transmissor RF que terei esse módulo. Os esquemas que fiz são simplesmente para ilustrar.

A última das minhas opções é esses módulos se tornarem placas Arduino UNO, que são mais baratas, assim o MEGA seria o master e os UNO's os slaves. Mas se houver algum jeito de criar esses módulos, eu prefiro assim.

Se alguém tiver alguma ideia melhor para o meu projeto, gostaria de ouvir opiniões. Obrigado

Ola amigo bem vindo ao forum.
Antes de mais dou-te os parabens por teres feito um post bem explicado com o que pretendes fazer e bem ilustrado, algo raro de aparecer aqui no forum.
A tua idea nao é má, mas ja pensas-te que mesmo que montes isso vais ter de andar sempre com o comando IR + o modulo IR-RF para onde tu vás na casa!Algo incomodo nao?
Por outro lado secalhar o teu telemovel anda sempre no teu bolso e a qualquer momento podias pegar nele e acionar os teus reles.
Se tiveres wireless em casa o teu telemovel estara sempre ligado à rede assim podes controlar o teu MEGA via rede e enviar os comandos aos reles como ja tens usando o modulos RF.
Basicamente trocas o IR e passas a usar o teu telemovel e colocas uma placa ethernet no MEGA que disponibliza uma pagina web que tu acedes via browser no telemovel e atuas os teus reles.
Olha aqui um projecto identico muito fixe como o que queres

Obrigado pela reposta, amigo.

Fiz o post bem explicado porque sou assim mesmo. Por também se tratar de algo complicado, tentei explicar ao máximo para que fosse possível entender.

Bom, na verdade eu queria fazer mais de um módulo desse e espalhar pelos cômodos da casa, assim eu só precisaria andar com o controle, mas realmente talvez seja melhor com o telefone.

Eu já tenho um Ethernet Shield Wiznet 5100, também tenho um LCD Shield 16x2 com 5 botões, o que mostrei é só o que está sendo atulmente aplicado no meu projeto, mas irei utilizá-los junto ao Arduino.

Eu não queria usar o Ethernet Shield por um motivo, mas agora já pensei em um jeito de contornar o problema que eu estava tendo e talvez eu use só o telefone e o computador mesmo.

No futuro ainda penso em fazer o que postei usando Arduinos UNO de certa forma parecido como o do vídeo que me mandaste. Muito obrigado!

daneins, antes de mais nada me desculpe pela pergunta que pode ser idiota.

Eu ainda nao mexo com arduino, na verdade estou prestes a comprar o meu primeiro, e nao entendo praticamente nada de eletrica.

Voce conseguiu conectar o receptor RF diretamente no rele? sem a necessidade de outro arduino na outra ponta?
Como?

Não tem problema nenhum em perguntar, Arank.

Na verdade, o módulo relé já tem um receptor RF embutido, você não precisa de outro Arduino para receber o sinal, somente de um transmissor, que pode ser um controle ou um Arduino com um transmissor RF para controlar os relés.

Preferi essa tecnologia por ser mais barata do que XBee e por não utilizar fios do Arduino até os relés, o único incoveniente pode ser a alimentação elétrica, pois você precisará de alguma fonte de 12V. Um transmissor+receptor RF você encontra por 4 dólares. Te aconselho a usar esses relés se não quiser ter problemas, pois acompanham um controle junto e podem ser facilmente configurados com o Arduino.

Hmm, legal esses reles simplificam muito, sendo que só preciso instalar eles nos interruptores certo?

O transmissor pode ser esse NRF24L01+ IR Receiver Module Wireless Remote Control Kit for Arduino - Free shipping - DealExtreme?

Para ligar eu estava pensando em utilizar algo desse tipo Recommendations For You - DealeXtreme é possivel?

Muito obrigado pela ajuda!!

Sim, a ligação dos relés pode ser feita direto nos interruptores. Aconselho usar o modo de ligação three-way, pois você conseguirá acionar a lâmpada pelo relé e desligá-la no interruptor, e vice-versa.

No caso do transmissor que você enviou, não poderia ser este por causa da incompatibilidade da frequência. Os relés que te enviei trabalham na frequência de 315MHz ou 433MHz (dependendo do tamanho da antena).

Mesmo que o receptor RF possa não lhe ser útil, comprar os 2 sai mais barato. Dê uma olhada e pesquise como funcionam.

Lembrando que isso é para realizar o acionamento sem fio dos relés usando o Arduino, sem precisar levar fios das portas digitais até os relés, o que muita vezes é imprático. O último link que você mandou não se encaixa nessa aplicação.

Sim sim, isso mesmo... Three-way que você diz é com os interruptores paralelos né?!

Não entendi a parte que a frequência depende do tamanho da antena.
Preciso usar os dois transmissores ou somente um? Se for somente um acho que iria usar o de 315Mhz.

Pois, estou pensando em comprar um desses Recommendations For You - DealeXtreme para desmontar e tentar adaptar por dentro das tomadas para controlar pelo arduino também, será que é possível?

Aquele último link que eu havia passado, acho que me expressei mal, quando eu falei "ligar", estava pensando nele para a alimentação 12v dos relés, para funcionar como um "transformador" ligado direto na rede 110v.

Nenhum desses três servem para essa finalidade?
Como você conseguiu fazer a alimentação dos seus relés?

Sim, interruptores paralelos.

Esse fio todo enrolado é a antena. http://img.dxcdn.com/productimages/sku_153868_2.jpg
Se o tamanho for 30 cm, o receptor funciona em 315MHZ. Se for 25 cm, ele funciona em 433MHZ. Acho que é essa a medida. Você consegue alterar a frequência do receptor com o tamanho da antena.

Esses "transformadores" pelo o que eu pude ver, transformam 110/220V em 12V, então deve funcionar para alimentar os relés.