Ola pessoal, boa noite. Começei a mexer com arduino há uns 6 meses. Meu primeiro desafio era montar um sistema de acionamento de reles do tipo "app android + arduino ethernet". Depois de uns meses consegui, pois nao entendia nada do assunto, e muito menos de programacao android. Pior que perdi o programa quando deu pal no HD. Mas tudo bem, assim tento fazer outro e aperfeiçoar.
Agora estou tentando comunicar dois modulos NRF24L01 com dois arduinos. Estou fazendo o basico, utilizando os exemplos da biblioteca RF24, porém nao consigo fazer funcionar. Caso possam ajudar.
Projeto
Arduino Uno -> Modulo NRF24L01
Arduino Pro Mini -> Modulo NRF24L01
Ligacao do modulo NRF24L01 (onde liga cada cabo)
http://buildbot.com.br/blog/comunicacao-wireless-com-o-modulo-nrf24l01/
Sketch (exemplo da propria biblioteca)
GettingStarted
Erro
Ele fica tentando enviar e da falha.
Possiveis problemas
- Ligacao dos modulos feitas de forma errada, porem ja verifiquei em outros exemplos e está correta.
- Ligacao dos modulos feitas em 5v, causando queima. Antes de ligar verifiquei. A ligacao foi feita no 3.3v do arduino uno.
- Modulos com defeitos ou queimados. Comprei 5 modulos e nenhum funciona. Seria muita coincidencia todos estarem com problema? Ha alguma forma de testar?
- Problemas na programacao (codigo). Minimas changes, pois estou utilizando os exemplos prontos da biblioteca.
Alguma dica? Penso que seja ligacao, so nao achei onde esta o problema.
Obrigado
Pesquisaste no fórum por problemas com estes módulos??
Ainda há menos de uma semana falamos sobre eles e existem problemas com essa biblioteca... ela funciona, mas muito mal.
O conselho dado é de usar em vez dela a biblioteca do Greg Copeland (google dá-te isso).
Depois outro problema que pode estar a acontecer é da alimentação não ser estável. Para isso terás de colocar um Condensador grandito entre os 5V e o GND do Arduino.
Bom dia bubulindo. Obrigado pelos esclarecimentos. Até procurei, mas digitei as palavras erradas, pois nao achei algo parecido. Vou tentar sua dica e volto pra postar quando obter resultados. Obrigado desde já.
Atualizando: consegui resolver o problema apenas utilizando a biblioteca do Greg Copeland. Muito obrigado bubulindo. Grande abraço e que esse tópico sirva para outras pessoas tambem.
Ainda bem... 
Eu estou a testar o meu sistema baseado nestes rádios e só com a biblioteca do greg é que me safei.
Olá BraulioBr,
Cara, estou estudando pra valer esses modulos, e estou começando a resolver os problemas com a ajuda do nosso amigo bubulindo.
O post que ele citou nessa mesma semana foi meu, veja ele aqui:
http://forum.arduino.cc/index.php?topic=296961.0
Nele eu coloquei a imagem de um shield que você pode confeccionar em casa mesmo, pra não precisar ficar puxando jampers.
Só mais uma dica, realmente mudar da biblioteca do maniabug para a versão do greg copeland faz as coisas melhorarem, porem, se seus radios começarem a não se falar corretamente, pense em colocar um capacitor entre o VCC e o GND do nrf24l01.
Você pode começar com um capacitor de 47uF e ver se resolve o problema, se o radio ficar muito lento vá baixando.
O condensador não afecta a resposta do rádio... Eu tinha um condensador de 22uF no meu mega para fazer ele funcionar.
De moment tenho três nós a comunicar com nRFs, mas apenas numa direcção.
http://emoncms.org/bubulindo
Boa noite WeiderAju e bubulindo. Depois que troquei a biblioteca funcionou, porem as vezes da umas falhas (ele nao recebe a informacao enviada). Vou tentar o capacitor.
Depois volto a escrever para voces.
Se estiveres a tentar implementar uma rede, reparei agora que o protocolo deve incluir o número do nó já que a biblioteca não é muito boa a determinar de que endereço determinado dado foi recebido.
Estás a fazer uma rede, ou só comunicação ponto-a-ponto?
Boa noite babulindo. Estou fazendo uma rede. O que seria esse nó? Ou melhor, como funciona ou como informa-lo? Obrigado
ah????
O no duma rede e um ponto de comeco/fim de ramos da rede.
Logo o no e um sitio com um processador e um radio nRF. No protocolo adicionas um numero que indique o numero do no... mais nada.
babulindo seria um codigo diferente para cada receptor? Isso eu fiz.
O transmissor envia para cada um dos receptores um codigo diferente.
Bom pessoal, estou com um projeto de tcc e estou tendo problemas com esse bendito módulo nrf24l01 (o de longo alcance). Ele até funciona por um tempo, 1 ou 2 minutos, depois não responde mais a nenhum comando.
alguém pode me ajudar ? pois ja coloquei o capacitor de 100uF e também troquei a biblioteca para a do greg Copeland mas nada funciona.
Obrigado!