Monitor serial não atualiza, ajudem por favor URGENTE!!!!!!!!!

É o seguinte, estou na construção de um projeto de tcc automação, estou usando o arduino para realizar monitoramento de nível com sensor ultrassônico, a ideia é fazer monitoramento dos valores pelo monitor serial, que por consequência estou usando um modulo bluetooth para “resgatar” as informações deste monitor,só que no meu progama,o monitor serial não “imprimi” os valores do sensor, pois pelo que parece quando atingi certa condição pré definida dentro da estrutura condicional if, como em uma estrutura do progama condicional tem algumas etapas de delay para fucionamento do processo, ele parece que quando entra nas etapas para executar as ações dentro do if, ele meio que para de ler ou menos não mostra os valores no monitor serial, e eu preciso muito desses valores foi irei estar monitorando pelo celular, pelo que andei pesquisando talvez tenha uma maneira de contornar isso, dexar “rodando pararelamente” a leitura no monitor serial sem que deixe de rodar o progama, vi que talvez possa usar a função interrupt para isso, para geralmente usa-se as portas do arduino para isso, e isso não é minha inteção,alguem por favor poderia me ajudar, meu tcc depende disso
Segue abaixo o progama

Experimenta colocar um Serial.print no final da função de setup. Isso vai dizer-te se é algo com o teu programa ou se é algo na configuração. Estamos a assumir que consegues programar o arduino correctamente e assim sendo as configurações na IDE estão correctas.
O que pode acontecer é o Arduino estar a perder a alimentação já que assumo estares a activar relés. Se estás a usar relés, desliga-os por agora.

O teu problema no entanto é o uso de delays como percebeste correctamente. Pesquisa por máquinas de estados já que é isso que estás a tentar implementar e vê o exemplo blink without delay() para perceberes o mecanismo para não usares delays.

De resto outro problema que tens é que não lês os pinos de entrada... dá uma vista de olhos à função digitalRead()... se tu usas a digitalWrite para escrever, porque é que não usas a digitalRead para ler o pino de entrada?

Sim é mais ou menos isso que você falou, ele ira acionar relés, só que por enquanto estou testando somente o sensor ultrassônico sem realmente acionar nada, então realmente pelo que andei pesquisando , o progama o obedece uma sequencia dentro da estrutura condicional, quando a distancia atingi um valor pré-determinado ele "entra" no if para realizar as ações, só que dentro do if tenho alguns delays e há um intervalo entre os delays para possa fazer uma leitura novamnete, ele mostra no monitor serial mais uma leitura, e isso não é interessante para mim que farei uma apresentação a uma bancada que estara vendo o processo ser monitorado via bluetooth , em relação ao blinkwithoutdelay , e não sei se aplica ao meu caso, tenho varias saidas diferentes a serem acioanadas ,talvez de certo, tem alguma sugestão?preciso muito resolver este problema

Eu tenho todo o prazer em ajudar, mas não faço o trabalho dos outros.

A solução está apresentada em baixo no meu post anterior. Deste-te ao trabalho de pesquisar por esses dois conceitos?

bubulindo:
Pesquisa por máquinas de estados já que é isso que estás a tentar implementar e vê o exemplo blink without delay() para perceberes o mecanismo para não usares delays.