Monitoramento de guindaste - I/O com tensão 48v DC, log em SD

Olá pessoal...

Sou iniciante no mundo os Arduinos (já programei PIC a uns 7 anos atras) e estou com uma dúvida.

Quero fazer um sistema de monitoramento de guindaste e tenho uma dúvida: 1) Qual conversor DC/DC de 48v / 5v acho com facilidade no mercado brasileiro? Inicialmente vou precisar de 12 sinais 48v. 2) Vou ficar sem portas livres na minha Nano, pensei em usar aquele CI com comunicação I2C, como chama mesmo? É um que me diz o estado das portas digitais via I2C...

Vou precisar fazer um log dessas entradas digitais ao longo do tempo. Já peguei um RTC e um shield SD. Vocês acham que fica bom usar uma porta lógica e jogar essas 12 entradas na interrupção? Aí quando houvesse a interrupção, eu fazia um pool via I2C nesse CI que esqueci o nome, olhava a data no RTC e guardava no SD com data e hora...

Para o I2C, tem este: http://www.taydaelectronics.com/mcp23017-16-bit-i-o-expander-with-i2c-interface-ic.html https://github.com/adafruit/Adafruit-MCP23017-Arduino-Library

É isso mesmo a idea esta certa Frossi No chip que o Mortis te indicou existem 2 pinos que geram interrupçao sempre que os GPIO mudao de estado.Com isso configuras uma interrupçao no micro e quando elas mudam setas uma flag para fazer a leitura via I2C dos portos e eventualmente gravas no cartao.Faz este trabalho fora da ISR pois ler o port-expander pode demorar tempo precioso. Com que frequencia esses valores podem mudar? Sabes que um cartao SD tambem tem limites de escrita certo? Outra coisa que tens de prever é o sinal a entrada portexpander é "limpo"? Ou seja necessitas de debounce por hardware neles?

Hugo,

Desta vez a culpa não é minha, foi o Lago! LOL

Tem me sobrado muito pouco tempo para o arduino, passo aqui só para uma vista rapida (apendo muito com vocês) e não ficar muito por fora do que esta a acontecer ;)

Todos,

Shift registers são verdadeiros salvadores de pinos!