Montagem de Ponte H

Falae pessoal,

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com outro assunto. Depois de muitas pesquisas na net elaborei o seguinte circuito para a montagem de uma ponte h, ele é idêntico ao esquema abaixo:

mas no site que busquei a imagem acima o cara comenta que esta é a implementação mais simples desse CI, e sugeriu o esquema abaixo como o correto:

Sei que os capacitores possuem a função de estabilizar a corrente, por isso eu pretendia colocar um capacitor soldado nas duas entradas do motor. Isso seria o suficiente? Este monte de capacitores são necessários mesmo? Meu medo é fritar meu arduino! :roll_eyes:

[]'s Erick

Esse desenho não se qualifica como um esquema eléctrico...
Essa linha que liga o micro, sensores e chip que é que significa.

Tens aqui um tutorial sobre como fazer isso...

http://garagelab.com/m/blogpost?id=6484258%3ABlogPost%3A4275

Não é perfeito, mas deve servir para o que pretendes.

Valeu bubulindo,

bubulindo:
Esse desenho não se qualifica como um esquema eléctrico...
Essa linha que liga o micro, sensores e chip que é que significa.

Hehehe como lhe falei, ainda estou dando minhas cabeçadas em eletrônica.

bubulindo:
Tens aqui um tutorial sobre como fazer isso...

foi baseado neste tutorial que eu montei meu esquema para controlar dois motores com o L293, aquela segunda montagem me confundiu, esse monte de capacitores me deixou confuso.

Aqueles condensadores, tanto quanto percebo, são para não aparecerem picos no motor. Isso é preferência pessoal, já que as bobines do motor em princípio não sofreriam com isso.

O esquema que meti no meu link é bom para o que pretendes e é feito para ser ligado a um Arduino, com código e tudo.

Se quiseres, podes ver o sheet do L293 e tem lá uma montagem exemplo.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/texasinstruments/l293d.pdf

O problema é teres cuidado em alimentar o Arduino com uma fonte diferente do que alimentas o teu motor.

bubulindo:
O problema é teres cuidado em alimentar o Arduino com uma fonte diferente do que alimentas o teu motor.

:fearful: Ops, me explica melhor isso! Eu pretendo usar uma bateria de 9v e dela irá sair dois pares de fios, um para alimentar a Ponte H e outra para alimentar o Arduino. Isso tem problema? O que pode acontecer?

[]´s Erick

Expliquei-me mal... O que muitas pessoas fazem é ligar o USB do computador e tentar alimentar o motor com isso... Isto tem dois problemas.

Um, a porta do computador não aguenta fornecer corrente para alguns motores.
Dois, o regulador de tensão do Arduino não aguenta regular essa quantidade de corrente para os motores.

A pilha de 9V parece-me um pouco má para isto uma vez que não é propriamente muito boa a fornecer muita corrente. Talvez umas pilhas de 1,5V em paralelo e série sejam melhores. :wink:

Se o projecto e permanente, o pseudo esquema com os caps e que e o correcto. O outro sem e arriscar , e nao simplesmente uma questao de preferência pessoal como o bubulindo diz !!
Se te habituares a pensar correcto passas muito menos tempo a procura de erros !!
As baterias de 9 V vao fugir, assim que ligares o robot ! Queres um conselho : Compra umas LIPO. Vai-te poupar um dinheirao ao fim da fase de teste, ja nem refiro a fase de uso apos teres terminado ! Qdo estiver terminado, as baterias lipo ja se pagaram a elas proprias lol

iyahdub:
Se o projecto e permanente, o pseudo esquema com os caps e que e o correcto. O outro sem e arriscar , e nao simplesmente uma questao de preferência pessoal como o bubulindo diz !!

Importas-te então de explicar porque é que os condensadores nos pólos dos motores está correcto em vez de ser "preferência pessoal" ?

iyahdub:
As baterias de 9 V vao fugir, assim que ligares o robot ! Queres um conselho : Compra umas LIPO. Vai-te poupar um dinheirao ao fim da fase de teste, ja nem refiro a fase de uso apos teres terminado ! Qdo estiver terminado, as baterias lipo ja se pagaram a elas proprias lol

Esta é uma boa opcão... convém ter também em atencão que as LiPo precisam dum carregador especifico para elas por forma a não dares cabo das baterias e correres riscos desnecessários. De resto, é muito melhor que uma pilha de 9V... ou um conjunto de pilhas uma vez que nem sempre é fácil de encontrar aquelas caixinhas onde se colocam as pilhas.

Montei a ponte H como foi mostrado no segundo pseudo esquema! tá funcionando bem. Quanto as baterias, estava pensando nas Lipo mesmo... ...vou fazer uns testes com algumas baterias recarregáveis que tenho aki, se não ficar legal estou pensando em ir de Lipo mesmo!