Amigos "arduineiros" não tenho experiencia em programação mas eu gostaria de fazer um controle de motor de passo bipolar com o l293D que tenho aqui com esse esquema.
Inclusive já esta até montado o que me falta agora é o código eu não sei como começar nem como controlar se será com potenciômetro ou de outro modo, ajudem-me por favor :~ Obrigado.
Olá.
Essa imagem é na verdade da biblioteca Stepper do Arduino.
Existem vários codigos e exemplos.
Aqui o site especificando a biblioteca.
E aqui vc encontra exemplos.
Existe um exemplo legal que descobre o tipo do motor executando todas as funcoes possiveis.
Depois que receber a mensagem no console do programa do arduino e seu motor rodar, será o tipo dele.
ViniciusPolo:
Olá.
Essa imagem é na verdade da biblioteca Stepper do Arduino.
Existem vários codigos e exemplos.
Aqui o site especificando a biblioteca.
http://www.arduino.cc/en/Reference/Stepper
E aqui vc encontra exemplos.
GitHub - adafruit/Adafruit-Motor-Shield-library: Adafruit Motor shield V1 firmware with basic Microstepping support. Works with all Arduinos and the Mega
Existe um exemplo legal que descobre o tipo do motor executando todas as funcoes possiveis.
Depois que receber a mensagem no console do programa do arduino e seu motor rodar, será o tipo dele.
Nessa referencia do site do arduino não encontrei o código encontrei somente explicaçoes. É porque eu nao tenho muita experiencia com programação por isso nao sei montar meu código. Espero resposta Valeu!!
Vc entrou no segundo site e depois em Examples?
Lá vai encontrar vários exemplos de codigos prontos e comentados.
Olá.
Tive um tempinho nesse final de semana e resolvi tentar controlar o motor de passo de 4 fios Bipolar usando apenas um L293D. Assim dispensando os resistores e transistor desse esquema com apenas 2 fios, mas tendo de usar duas saidas digitais a mais, que no meu caso sendo o Mega nao faz falta alguma.
Primeira coisa vc deve conectar usando esse esquema eletrico do site do arduino que ficou bem ruim a imagem e um pouco confusa.
Eu sugiro que vc siga por essa imagem que está bem melhor.
Basicamente vc liga os pinos A, B, C e D nos pinos 8,9,10 e 11 do seu arduino.
E se der sorte, pq nao existe padronizacao entre os fabricantes em relaçao a sequencia e cores dos fios, basta ligar o primeiro pino do seu motor de passo na Saida 3 do L293d, o pino 2 na saida 6, o pino 3 na saida 14 e o pino 4 na 11.
Pinos 4, 5, 12 e 13 no terra.
Os pinos 1, 9, 16 vc liga em 5V .
O pino 8 é na voltagem de alimentaçao do motor, pode ser 5V mas geralmente é 12V.
Como tem limite de tamanho as mensagens na proxima explico a parte do programa.
Felizmente ja tem um exemplo no proprio programa do Arduino, para controlar o motor.
Basta abrir o programa, clicar em em File, depois Examples, depois Stepper e depois o mais facil é stepper_oneStepAtATime.
Algumas partes mais importantes:
const int stepsPerRevolution = 200; //Aqui vc define o numero de passos por volta completa. Como saber? Basta procurar o datasheet do motor de passo e ver o grau de cada passo, depois dividir 360 pelo valor do angulo de cada passo.
Stepper myStepper(stepsPerRevolution, 8,9,10,11); //Aqui vc inicializar o motor de passo passando o numero de passos por volta completa e os pinos que está conectado.
myStepper.step(1); // Aqui é onde a magia acontece, essa funçao é onde vc diz o numero de passos que deseja que o motor realize, apenas 1 eu acho ruim, coloque uns 10 para testar. Caso queira no sentido contrario basta coloca um numero negativo por exemplo myStepper.step(-34);
Espero ter ajudado e qualquer duvida basta postar aqui.
Ficou muito claro agora, muito obrigado mesmo.
Vou testar essa semana e posto aqui o resultado Obrigado!