Motor para registro de água

Pessoal, gostaria de saber qual o melhor motor para controle de um registro de pressão, os mesmos registros que são usados para abrir o chuveiro.

Minha ideia é controlar a abertura e o fechamento do chuveiro.

Você precisa de uma valvula SOLENOIDE. Já incorpora uma bobina e uma válvula tipo on off - aberta ou fechada.

Para controle de pressão em um sistema você precisa de um PRESSOSTATO.

Uma válvula que abre e fecha permitindo maior ou menor VAZÃO regulando um orifício é uma SERVOVALVULA PROPORCIONAL.

Obrigado pela resposta!

Nesse caso a válvula solenoide faria a abertura total e o fechamento total. O pressostato aumentaria a pressão ou diminuiria, certo?

A minha ideia é justamente fazer essa abertura do chuveiro por um motor. Eu tinha pensado em fazer algo como um motor de passo, podendo abrir pouco ou muito e fechar pelo mesmo motor. Mas não sei se o mesmo teria torque pra isso, nem sei se seria a forma correta também.

O que acha?

Sim. Solenoide ou abre tudo ou fecha tudo.

Pressostato é apenas um interruptor. Liga ou desliga acima ou abaixo de certa pressão.

Pode-se montar uma servo válvula a partir de um servo motor de aeromodelos. São baratos, existem inumeros tipos, tem bastante torque e pode se regular com precisão e repetitividade seu movimento. Normalmante servos giram um pouco mais de 220 graus. Existem porem servos chamados SAIL WINCH que giram umas 6 voltas. Servos exigem 3 fios.
Motor de passo é mais complicado (mais fios) o comando e não oferece feedback. Ou seja se algum comando for perdido o motor para no lugar errado. Já um servo motor tem potenciômetro interno e sempre ficará tentando chegar na posição comandada. Se medir a corrente vc pode remotamente saber se chegou na posição ou se travou antes.

Então não é o caso do Pressostato mesmo.

Nessa situação que tenho o lugar exato não importa tanto, só preciso mesmo da abertura e fechamento.
A ideia é que ele abra ou feche até chegar determinada temperatura.

Ele vai girando aos poucos e para quando chegar na temperatura, caso passe a temperatura, ele volta e fecha mais um pouco.

Entao vc precisa de um servo motor acoplado numa valvula proporcional. Existem prontas mas custam caro. Mais barato seria achar uma torneira de 90 ou 180 graus e adaptar um servo motor RC para acionar. Valvula de esfera poderia ser mas geralmente precisam de um torque bastante elevado para acionar. Torneiras com cartucho ceramico são bem leves para acionar.

Boas,
Para vc não ter muitos problemas pode utilizar uma eletrovalvula (ferro velho tira de maquinas de lavar), coloca um sensor de temperatura na saida de agua no chuveiro e controla a potencia do chuveiro através do arduino, já tem chuveiros com controle de potencia embutido, implementa o circuito com o arduino, tem muitos exemplos na net, ficou fácil agora...

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.