Boa noite gostaria de saber se alguem me pode ajudar para este projecto.....
Quanto ao material a utilizar estava a pensar em dois arduinos (um emissor e o outro o receptor) dois NANOS ????
Mas gostaria de ter a vossa opinião para não estar a comprar material desnecessário.
Obg pela vossa possivel ajuda
E que mais estás a pensar usar?
Já viste os LED's?
Como é que os arduinos vão comunicar?
Porque é que queres dois ARduinos?
Olá bubulindo
Estou a pensar usar led´s RGB pois assim posso controlar qual quero accionar e que cor desejo colocar em cada led.
Para mudança de direcção vi isto no ebay o que torna a coisa mais facil....
No meio do bolsão estava a pensar construir um painel de led's flexivel (RGB).
Quanto aos arduinos o primeiro ligado à moto recebia qual o sinal activado (pisca ou travão ou os dois em simultâneo) esta informação seria enviada para o arduino colocado no casaco que activava ou o painel flexível e/ou as setas de mudança de direcção.
Por este motivo é que utilizarei dois Arduinos mas ACEITA-SE SUGESTÕES mais fáceis e mais €€€€ ehheheeh
E como vais alimentar isso tudo?
O Arduino (a) aquele que fica na moto atraves de um conversor de corrente.... o Arduino (b) o que fica no fato atraves de pinhas /bateria normal
Ou utilizando módulo nrf24l01 ou xbee ...qual a tua opinião qual deles usar ? Bubulindo
O módulo XBee é bastante mais simples de usar... mas o nRF creio consumir menos bateria.
O que provavelmente não estás a contar é a capacidade da bateria para manter os rádios ligados e também alimentar aqueles LED's todos...
pois.... então se fosses TU o q escolherias .... Aceita-se sugestões ....pois sou novo nestas andanças de hardware ja software esta tudo 5 estrelas eheheheh
Da uma olhada nesse hardware:
Tenho um conectado ao CAN Bus da minha moto e varios na minha casa, inclusive na porta da garagem. Quando quero abrir a garagem apenas ligo o indicador da direita e aciono luz-alta e a placa na moto captura as mensagens e manda sinal de radio para abrir o portao...
No caso da jaqueta seria bem semelhante. Se sua moto nao tem CAN Bus, basta achar uma maneira de "ler" quando vc aciona o indicador, freio, etc...
Legal a ideia, vou tentar implementar um dia...
musskopf .... ideia mto boa a tua tb..... tens esquema disso ???? Como funciona essa placa ???? Abraço e obg pela possivel ajuda
Vou preparar alguma coisa e postar. Estou basicamente usando o Whisper Node com um modulo CANBus que mudei o chip para um 3.3V compativel (para nao ter problema com o radio RFM69 q nao tolera 5V).
O codigo fica escutando os frames CAN Bis e quando captura uma sequencia (mensagem do indicador e luz alta) em um intervalo de 3s ele manda uma mensagem via RFM69 para o outro Whisper Node que controla o portao.
Minha moto eh uma F800R e o CAN Bus roda a 500Kbp/s. Eh bem tranquilo de mapear os frames do CAN Bus, mas vou tentar postar tudo num Blog tb.... soh tenho que achar tempo rssss
musskopf.... é fácil ou difícil a programação dos teus Whisper's ??????
Aquilo liga ao arduino como ??????
A tua ideia tb é interessante e se calhar facil de adaptar para o meu(ja agora nosso ) projecto de jaqueta

Vou encomendar dois arduinos nanos um para a moto que serve de MASTER e o outro para a jaqueta que serve de SUBALTERNO .....
manda noticias abraço e MTO obrg
O Whisper Node ja "eh" um Arduino. Soh que ele ja vem com o Radio, Memory Flash externa e capaz de rodar a partir de uma unica pilha - AA ou AAA por exemplo. Para programar voce soh precisa de um adaptador USB para Serial (FTDI), mas o codigo em 100% compativel com o mesmo que voce rodaria em um Arduino nano ou pro mini.
Mais detalhes do hardware e pin-outs aqui: Bitbucket
Eh, minha ideia eh tb usar um "node" ja jaqueta. Mas tb quero ver se penso em alguma maneira de usar um conector magnetico entre a bateria da moto e a jaqueta para carregar um LiPo pack na jaqueta... ai funcionaria connectado e desconectado. Conector magnetico parece ser ideal pq em caso de acidente ou se esquecer conectado quando sair da moto ele descontecta com pouca forca.