Motores, baterias e cia

Boas pessoal,

Ando há uns anos afastado das lides do arduino, mas o bichinho voltou e agora com uns dias de pausa vou aproveitar para voltar. Mas como já passou algum tempo, há muita coisa que já não me lembro/sei (utilizava como hobby, nunca fui um expert :slight_smile: )

A minha duvida no momento passa pelas baterias externas (cargas) a utilizar e algumas ligações. Estou a tentar ligar 2 servos e um motor DC (retirado de um impressora) ao arduino.

O arduino vou ligar diretamente com uma pilha de 9V.
Os 2 servos vou ligar pilhas num total de 6V na breadboard e ai ligar os servos.
Quanto ao motor DC irei ligar também com pilhas num total de 6V, também na breadboard e ligar ai o motor.

A ligação das pilhas (servos e motor DC) serão ligadas cada uma de um lado da breadboard.
Aqui a minha primeira duvida, devo diferenciar desta forma devido à voltagem das pilhas/componentes, ou poderia por exemplo 'partilhar' as potencias da voltagem das pilhas ou seja, ligar 12V de um dos lados da breadboard e ligar ai os 2 servos e o motor DC ?

Outra duvida diz respeito à amperagem(?) do motor DC, estou a pensar colocar um transistor TIP120 e não sei se deverei colocar também um diodo, neste caso tenho um Zener diode 5V1, não sei se sera util para o caso.

Obrigado desde já pela ajuda.
Abr.

Viva andremendes.

Devo confessar que não percebi muito bem as dúvidas, no entanto vou tentar, dentro do que percebi, tentar explicar o que fazer.
Em relação à 1ª questão:

andremendes:
(...)Aqui a minha primeira duvida, devo diferenciar desta forma devido à voltagem das pilhas/componentes, ou poderia por exemplo 'partilhar' as potencias da voltagem das pilhas ou seja, ligar 12V de um dos lados da breadboard e ligar ai os 2 servos e o motor DC ?
(...)

Se todos os motores forem de 6V, pode ligar todos eles às mesmas pilhas. Pode ligar os servos e o motor DC à mesma pilha de 6V (ou conjunto de pilhas com tensão de 6V). Se pretender que a aplicação dure mais tempo pode ligar as pilhas que tinha pensado usar para os servos e para o motor DC em paralelo, sendo que com este tipo de ligação vai ter também 6V e não 12V. Se os motores forem de 6V e forem ligados a uma fonte de 12V o mais provável é que queimem.

Em relação à 2ª questão:

andremendes:
Outra duvida diz respeito à amperagem(?) do motor DC, estou a pensar colocar um transistor TIP120 e não sei se deverei colocar também um diodo, neste caso tenho um Zener diode 5V1, não sei se sera util para o caso.

Não estou a perceber o que é que a "amperagem" tem a ver com os díodos. Também não percebo muito bem essa situação em que um Zener substitui um díodo. O que normalmente é usado, é o que se mostra na figura seguinte:

Este díodo tem a função de freewheeling e não pode ser substituido por um Zener (ou pelo menos por um desse valor). No caso do TIP120 esse díodo é dispensável, uma vez que, já se encontra incorporado no próprio encapsulamento do "transístor".

Ora viva luisilva,

Era mesmo isso que precisava saber :slight_smile:
A parte do diodo não sabia utilizar os termos corretos, e estou completamente fora dos mesmos, tanto que nunca cheguei sequer a utilizar um e também tinha visto essa disposição que mostras, mas como tinha um Zener não sabia se iria servir... Mas assim utilize apenas o TIP120.

Ainda em relação às pilhas, os servos são de 6V, já o motor DC não tenho a certeza, aproveitei de uma impressora, mas não terá de certeza mais de 5V. Assim, se liga-se pilhas num total de 12V num dos lados da breadboard e lá liga-se os 2 servos e o motor cada um iria receber 12V de carga, acabando por queimar, é isso ?

Se assim é irei então ligar 6V de um lado (servos) e 6V do outro (motor DC).

Sim, se ligar um motor de 6V a uma fonte de 12V, o motor irá queimar. No entanto, continuo a dizer que não percebo para que são as duas fontes de 6V e não é apenas uma fonte de 6V (para tudo, servos e motor DC).

Não estava a querer ligar tudo a uma mesma fonte (6V) por causa da potencia, parti do principio que tendo 2 servos e um motor DC a funcionar em simultaneo e utilizando a mesma fonte, a potencia iria ser dividida por todos os componentes, não conseguindo os mesmos ter o melhor desempenho possivel.

Quer dizer então que isto não acontece e que a 'potencia' é distribuida de forma uniforme ?

OK, compreendo. No entanto, em termos de potência é igual ligar os motores a duas fontes diferentes ou ligar essas duas fontes em paralelo e ligar todos os motores a essa "nova fonte".

já o motor DC não tenho a certeza, aproveitei de uma impressora, mas não terá de certeza mais de 5V

Bom eu já desmontei varias impressoras para lhe sacar componentes(motores, correias, encoders ...) e devo dizer que até a data nao me lembro de ter sacada la nenhum que trabalhe a 5V. Como sabes que ele é de 5V?

Sim, se ligar um motor de 6V a uma fonte de 12V, o motor irá queimar.

Isto traz me recordaçoes de infancia quando desmontava carrinhos para lhe tirar os motores.Eles nao queimam logo, sobem as RPM e aquecem mais :grin: :grin:
No entanto a vida util dele desce radicalmente.

parti do principio que tendo 2 servos e um motor DC a funcionar em simultaneo e utilizando a mesma fonte, a potencia iria ser dividida por todos os componentes

A potencia irá ser distribuida pelas cargas mediante a necessidade de corrente de cada carga.Deves no entanto ter a certeza que a tua fonte consegue libertar corrente suficiente para todas as cargas, caso contrario a fonte "aninha" a tensao por nao conseguir manter essa necessidade de potencia.

Boas HugoPT,

Como disse, não sei a voltagem do motor, por isso disse que até 5V deveria de ter, pois não tendo a certeza, parece-me ser um valor mais que limite (máximo) para o mesmo ter.

Assim na duvida :slight_smile: é usar 2 conjuntos de baterias para os componentes que estou a utilizar, ou para ser preciso, será então confirmar qual a carga de cada um e assim assegurar que a corrente é suficiente

Nada como colocar todos os motores a rodar ao mesmo tempo e colocar um amperímetro em serie com a tua fonte para leres que correntes estão a ser exigidas à fonte.

Vou fazer isso mesmo.

Ppl, obrigado pela ajuda.

Aproveito para deixar a 'organização' das ligações iniciais que vou ter, pelo menos até confirmar as correntes envolvidas dos diferentes componentes:

Fico com a duvida se as ligações GRD estão corretas, uma vez que tenho ligado do GRD do arduino, à bread board de ambos os lados, mas depois tenho os 2 conjuntos de pilhas ligados como GRD de cada lado da breadboard.

O que é o GRD?

GRD = Ground???
Tens de ser o mais explicito possível, não tentando que nós adivinhemos o que estas a tentar dizer.Já agora pergunto também o que é o significado de "bateria e cia"?
No teu circuito não vejo o díodo de protecção no motor!

Boas.

Sorry... Tem toda a razão, nem me apercebi do erro que estava a cometer, deveria de ter metido GND :confused:

Bateria e cia, pois as minhas questões são centradas nas baterias (pilhas) e cargas a utilizar, mas também na utilização dos componentes (cia=companhia, i.e., outras coisas para além do tema baterias) que tenho vindo a descrever.

Não tenho o diodo pelo que o luisilva me tinha indicado: "No caso do TIP120 esse díodo é dispensável, uma vez que, já se encontra incorporado no próprio encapsulamento do "transístor"."