Multiplexação com Arduino

Desejo controlar cada cômodo da casa pelo interruptor e o Arduino, para isso utilizarei o interurptor three way e farei o seguinte esquema:

Minha ideia é de que o relé e o arduino fiquem juntos num lugar e como para cada lâmpada terei que ligar 3 fios até o relé, é possível multiplexar isto para evitar o trabalho com fiação? Tenho noção bem básica em eletrônica e realmente não sei.

Da forma que está feito o esquema não é possível fazer multiplexação. Por outro lado, o Arduino poderia ficar mesmo ao lado do interruptor, e dessa forma, não seria necessário um grande comprimento de fios (estou a imaginar duas caixas, uma ao lado da outra e apenas cegaria um fio de alimentação e partiria um fio para a lâmpada, com os fios a passar do relé para o interruptor apenas a passarem de uma caixa para a outra - poderia também ter que chegar um fio de neutro para alimentar o Arduino).
Também poderia optar por outra aproximação em que o interruptor enviava informação para o Arduino e havia uma ligação física de potência entre os dois dispositivos.