Não consigo usar o arduino

Boa noite, comprei meu arduino para poder aprender, e desenvolver um projeto que tenho em mente, mais antes de tudo preciso aprender;

Tenho uma noção sobre programação, mais não sei se estou me acertando bem com as portas e com a programação delas; Comprei e recebi no sábado um arduino mega 2560, tentar um prejeto basico de acender um led pressionando um botão, depois disso resolvi tentar algo mais desafiador;

Coloquei um potenciômetro, que conforme aumenta a resistência, acende gradativamente uma barra de leds, e quando chega ao máximo, aciona um buzzer, montei na placa e fiz um código, mais como em outros proetos que tentei, não funcionou ou não tive controle que gostaria sobre o projeto;

Esse é o codigo do meu projeto

int LED_ALERTA1 = 22;
int LED_ALERTA2 = 23;
int LED_ALERTA3 = 24;
int LED_ALERTA4 = 25;
int LED_ALERTA5 = 26;
int LED_ALERTA6 = 27;
int LED_ALERTA7 = 27;
int LED_ALERTA8 = 29;
int LED_ALERTA9 = 30;
int LED_ALERTA10 = 31;
int LED_VERMELHO = 32;
int BUZZER = 33;
int POT = A1;

void setup() {
pinMode(POT,INPUT);
pinMode(LED_ALERTA1,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA2,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA3,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA4,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA5,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA6,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA7,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA8,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA9,OUTPUT);
pinMode(LED_ALERTA10,OUTPUT);
pinMode(LED_VERMELHO,OUTPUT);
pinMode(BUZZER,OUTPUT);
digitalWrite(LED_ALERTA1,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA2,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA3,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA4,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA5,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA6,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA7,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA8,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA9,LOW);
digitalWrite(LED_ALERTA10,LOW);
digitalWrite(LED_VERMELHO,LOW);
digitalWrite(BUZZER,LOW);
// put your setup code here, to run once:

}

void loop() {
//Se a leitura for maior que 1/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 102) {
digitalWrite(LED_ALERTA1,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA1,LOW);
}

//Se a leitura for maior que 2/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 204) {
digitalWrite(LED_ALERTA2,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA2,LOW);
}

//Se a leitura for maior que 3/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 306) {
digitalWrite(LED_ALERTA3,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA3,LOW);
}

//Se a leitura for maior que 4/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 408) {
digitalWrite(LED_ALERTA4,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA4,LOW);
}

//Se a leitura for maior que 5/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 510) {
digitalWrite(LED_ALERTA5,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA5,LOW);
}

//Se a leitura for maior que 6/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 612) {
digitalWrite(LED_ALERTA6,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA6,LOW);
}

//Se a leitura for maior que71/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 714) {
digitalWrite(LED_ALERTA7,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA7,LOW);
}

//Se a leitura for maior que 8/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 816) {
digitalWrite(LED_ALERTA8,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA8,LOW);
}

//Se a leitura for maior que 9/10 então primeiro led da barra de leds ascende;
if (analogRead(POT) > 918) {
digitalWrite(LED_ALERTA9,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA9,LOW);
}

//Se a leitura for maior que 10/10 então primeiro led da barra de leds ascende, o buzzer apita;
if (analogRead(POT) > 1020) {
digitalWrite(LED_ALERTA10,HIGH);
digitalWrite(BUZZER,HIGH);
} else {
digitalWrite(LED_ALERTA10,LOW);
}

}


Liguei os componentes como na fotos, nas portas que estão no código do programa, mas quando carrego no arduino as luzes acendem de forma desordenada e não consigo controlala, alguem pode me dizer o que fiz de errado? Alguma dica?

Desde já eu agradeço;

Algo a ter em conta... podes estar a consumir energia em demasia dum determinado porto.

A foto nao carrega aqui, logo nao da para dizer muito mais.

Boas
O teu código deve fazer o que pretendes se bem que pode ser muito optimizado, mas para aprenderes devia produzir o que pretendes.
Como o Bubulindo te alertou confirma se tens a resistência em cada led para limitares a corrente, caso contrario podes danificar o PORTO por estares a consumir demasiada corrente nele.Pela foto parece me que o brilho dos leds esta intenso e não consegui ver as resistências ...

Uma das optimizacoes e fazer uma leitura do analogRead para uma variavel e usar essa variavel em vez de chamar o analogRead sempre que precisas de testar o valor.

Olá! Conforme já lhe sugeriram, eu diria para utilizar o analogRead apenas uma vez no loop, gravando o seu valor em uma variável do tipo int e utilizando ela para comparar o valor posteriormente.

Uma outra dica que eu daria para descobrir o que está dando errado seria reduzir o número de componentes e linhas no código!
Tente fazer funcionar com dois LEDs primeiro.
Verifique se o divisor de tensão que você criou com o potenciômetro está funcionando corretamente, talvez enviando os valores lidos no analogRead para ler através da Serial.
Não esqueça de adicionar resistores para proteger os LEDs e o seu Arduino de sobrecarga de corrente.

Os "barramentos" estão separados. Sendo assim, os 2 fios verdes que estão a alimentar o potenciómetro não estão ligados a nada, assim, como a entrada analógica. Pode ver que os barramentos são independentes pelos traços vermelho e azul, que não são contínuos. Adicione uns jumpers nos barramentos que isso funciona. Veja a imagem em anexo.