Como projecto de escola o meu grupo quer construir um agv do tamanho de uma pequena mesa que siga uma linha e se desvie de objectos.
Contudo não temos conhecimento nenhum de arduino será que alguém nos pode aconselhar se é possivel utilizar o arduino neste projecto e dar umas luzes ou indicar algum tutorial acerca do arduino?
Em primeiro lugar, bem-vindo ao fórum. Em segundo lugar dê uma vista de olhos às regras, por exemplo, aqui. Não é muito bem visto a colocação da mesma questão em vários locais do fórum.
Penso que é um bom trabalho, esse que vocês escolheram! Não é muito fácil, nem muito difícil. Em termos de preço do material, não sei bem quanto poderá custar, mas também penso que não será nem muito caro nem muito barato e depende também das funcionalidades que vocês queiram implementar.
Para uma coisa simples precisam:
1- do Arduino em si (há vários modelos se quiserem começar por uma coisa simples, mas posteriormente acrescentar funcionalidades podem ir para um MEGA, se quiserem apenas coisas simples, podem ficar por um UNO, por exemplo);
2- motores para que o veículo se mova (normalmente, a aproximação mais simples é ter duas rodas motrizes e uma roda "louca", e em que a direcção do movimento é dada dando diferentes velocidades a cada uma das rodas);
3- sensor(es) para detectar a linha (normalmente são utilizados sensores infra-vermelhos (IR) mas podem ser utilizados outros);
4- driver para os motores (para dar sinal de potência aos motores, uma vez que apenas o Arduino não terá potência suficiente para comandar os motores);
5- estrutura para montar todo o material e dar o formato do veículo.
Existem estruturas que já possuem os motores pré-assemblados (e talvez seja a opção mais inteligente para quem está a começar e não tem muitos conhecimentos).
Depois disto é preciso programação e alguns conhecimentos de electrónica. Já existem muitos projectos destes disponíveis na net basta procurar bem e ver quais são as melhores opções.
Já agora permitam-me perguntar, qual é o vosso nível? Isto é qual o vosso ano e curso e qual é a finalidade deste trabalho?
Boas antes de mais obrigado pela resposta, de facto não tinha reparado na secção em português daí ter postado em inglês primeiro.
Respondendo às questões:
Nós estamos a meio de um curso de ano e meio de automação e robótica e o avg será o para apresentar no módulo de projecto. Temos alguns conhecimentos de electrónica e automação e noções básicas de programação em C.
Quanto aos custos , estes serão pagos pela escola ou utilizando material da escola, não sei ao certo quanto mas fiquei com a ideia de que se não exagerarmos não teremos problemas.
Em relação à estrutura estávamos a pensar numa estrutura tipo mesa (paralelepípedo) com 4 rodas e 4 motores (servos mas não temos grandes conhecimentos nesta área, esta foi a recomendação de um professor), depois são precisos os drivers e sensores para conectar ao arduino (também estamos um pouco as cegas aqui vou ver se começo dar uma olhadela em como se faz isto) e uma bateria para alimentação.
Penso que o desafio será inicialmente trabalhar com o arduino, saber o que comprar... e depois a programação... (de referir que podemos sempre pedir ajuda aos professores mas como é óbvio o tempo é limitado e vamos ter que partir muita pedra por fora)
Se o carro tem que ser do tamanho de uma mesa, a estrutura vai ser mais pesada e assim os motores vão ter que ser mais potentes. Assim os controladores também têm que conseguir controlar mais potência. A parte das quatro rodas motrizes também dificulta mais o trabalho. A alimentação também não pode ser fornecida por 4 pilhas AA como no exemplos que eu colei no último post.
Consegue-se mas vai ser bastante mais complicado. Também podem optar por materiais mais leves para a estrutura, para tentar simplificar.