novo projeto - ajuda

Ola pessoal.
Sou iniciante no arduino e estou a tentar executar um projeto, mas gostava da vossa ajuda para afinar aqui algumas coisas.
o objectivo é utilizar o arduino para medir a carga que uma bateria gasta num pequeno carro electrico, medir a velocidade dele, a tensão da bateria, e a distância percorrida.
para a medição da carga estou a usar um shunt resistivo, que conforme o sentido a medir, carga ou descarga da bateria, é o pino do arduino que eu uso e o sentido que faço a ligação ao shunt, visto a corrente ter sentido contrario na carga e descarga e logo troca-me os sinais da tensão.
para medir a tensão da bateria, apenas liguei a entrada analogica com um divisor de tensão aos terminais da bateria.
o problema começou a surgir quando tentei medir a velocidade e distancia. devo ter baralhado alguma coisa no codigo relativamente ao tipo de variáveis, pois o que me aparece no LCD não é muito estável. ora aparece o resultado com casas decimais, ora começa a aparecer caracteres aleatorios e estranhos ppelo LCD todo.
bem, sem mais demora vou colocar aqui o resumo do projeto e o codigo que já fiz.
-Arduino UNO
-LCD Keypad Shield for Arduino SKU:DFR0009
-sensor indutivo de 10v com divisor tensão no sinal para 5v

• A5 carga corrente
  • A4 consumo corrente
  • A3 tensão bateria
  • D2 sinal do sensor indutivo

codigo:
"
#include <LiquidCrystal.h>

LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7);

unsigned long tepTimer ;
const int pinoA = 12 ;
const int pinoB = 11;
const int pinoC = 3;
const int pinoD = 2;
const int pinoE = 1;
int estadobotaoA = 0 ;
int estadobotaoB = 0 ;
int estadobotaoC = 0 ;
int estadobotaoD = 0 ;
int estadobotaoE = 0 ;
double dataE = 0;
double dataG = 0;
unsigned long velocidadeA = 0;
unsigned long velocidadeB = 0;
double contador_totalA = 0;

volatile int contador_total=0;
unsigned long ultima_contagem = 0;
unsigned long intervalo = 0;
unsigned long intervaloB = 0;

void setup(){
lcd.begin(16, 2);
pinMode(pinoA, INPUT);