Sou novo nisto do Arduino e gostaria que seguissem o meu projeto do qual vou citar:
Tenho um carro Seat Ibiza TDI FR de 2002, do qual está acima da cavalagem original, do qual preciso ter mais cuidados com temperaturas, pressões, etc. Como não gosto de alterar a estética do carro, evito manómetros e todos esses componentes a meu ver Tuning's. Deste modo, resolvi comprar um kit # 1 Arduino (http://obd.arduinodev.com/ ), que mostrasse a informação pretendida num pequeno display. O meu espanto é que o rapaz que desenvolveu isto, disse-me que este interface do adaptador trabalhava com ISO 9141-2, mas parece-me que só trabalha em CAN-BUS, devido ao chip MCP2551 que se encontra na placa.
Muito bem, tendo o arduino e visor a meu lado resolvi fazer um interface que comunicasse com o protocolo do meu carro ISO 9141-2. Do qual iniciei então a construção seguindo-me por este esquema [Porta DB9, Resistência de 510 OHM, regulador de tensão de 12V para 5V (LM7805) ]:
O resultado foi este do interface:
E do respetivo cabo OBD para DB9, em ISO:
Não liguem ás resistência em série, como não encontrei uma só de 510 Ohm, resolvi juntar 5 de 100 e uma de 10 Ohm, pelo multimetro indica 509 Ohm. (ISTO É MESMO SÓ PARA TESTE)
Bem, até aqui foi a história como tudo começou, agora vem a parte pior e onde está o meu problema. A situação do kit que comprei, no site (https://github.com/stanleyhuangyc/ArduinoOBD/tree/master/obdlogger) estão as librarias e os códigos prontos a funcionar com o interface para o qual o rapaz desenvolveu. Mas, e agora com este interface que eu construí? Bem lá andei a pesquisar na internet e encontrei o código que funciona com o esquema acima na imagem (Dropbox - Error - Simplify your life). Mas como eu não tenho butões, nem o lcd que eles usaram, isto dificulta-se um bocado para quem é leigo na matéria da programação.
Poderão vocês ajudarem-me ou darem-me umas luzes do que fazer?
Agradeço-vos imenso se me ajudarem e Desculpem se a história foi longa
Creio que apareceu aqui alguém com um problema similar há uns tempos para converter esse código para um Arduino Mega e aquilo é intragável.
Quem o fez, decidiu usar um misto de Arduino e programação em C e deixou o código difícil de ler.
Algum motivo para não teres os componentes que são indicados no esquema? Afinal de contas os botões são necessários para navegar o sistema e o lcd usado é do mais comum que existe. :\
Eu tenho o adaptador e o Programa versão Pro. Mas o programa é muito limitado e o tempo de resposta é bastante longo o que dificulta a leitura dos dados.
bubulindo, sinceramente isto parece-me mesmo intragável. Não consigo sequer por umas simples rpm's a funcionar. É muito código, quem fez este código não usou librarias, acabou de juntar tudo num só.
Se caso ninguém me conseguir ajudar, a minha única opção será mesmo comprar o respetivo LCD e os botões, e desenvolver todo o esquema tal como eles o criaram.
acompanhando o projeto, também quero acessar as infos da minha ECU, porem eu tenho um CIVIC, já com a central chipada , mas é OBD 1, e eu não tenho encontrado uma biblioteca própria para OBD 1.
tenho também um Arduíno mega, da sainsmart, junto com um display 3,2" TFT, ja fiz o design do display para mostrar as infos que quero, só falta mesmo buscar na central e tratar no Arduíno.
e pra colocar a cereja em cima do bolo mesmo queria mesmo mostrar as infos no dvd do meu carro, um pioneer avh 5250, que pelo que pesquisei o display é TFT também, e como acesso ele pela porta RGB, própria de pioneers, com um GPS universal ( http://www.boosteraudio.com/linha-automotiva-gps/79767-booster-gps-bnav-220gps-linha-3-e-4 ), pena que mexi no que não devia e agora ele nem liga mais.
agora ajudando o colega ai, qual o modelo de Arduino esta usando? qual display quer usar? na verdade você terá que mexer em quase todo o programa que ele dispõe, obdlogger.ino, pois nele esta pronto o programa para rodar com o display que ele vende, alterando o programa para o dysplay que vc quer usar, ja é meio caminho andado, por o tratamento do sinal vindo da central do caro esta feito.
boa sorte com o projeto e diga as maldades que tem o motor deste SEAT.
ankrato, tu queres fazer exatamente o que eu quero fazer. No entanto no meu caso o software que visualizos os dados e faço datalog's, chama-se Vag-Com. O que eu quero fazer para já, é somente estabelecer a comunicação com a minha ECU, o que não estou a conseguir.
No futuro, aí sim quero apresentar os dados no meu rádio Pioneer AVH-3300BT, tal como tu também pretendes.
Em relação ao material, o Arduino é um Arduino Nano W328, o display é em OLED 128*64. O display está a funcionar com o Arduino, pois apresenta os dados que peço no código. Portanto em relação ao arduino, display e cabo OBD pata DB9, estão a funcionar corretamente.
As dúvidas que mantenho é mesmo o código que estou a usar ou então o chip MC33290, não é o apropriado para estes fins.
Obrigado pela tua informação/Ajuda
O Seat conta com turbo maior, intercooler, reprogramação, linha de escape, embraiagem reforçada, radiadores de óleo e gasóleo
Pois é pessoal, depois de tanto tempo apresento-vos as novidades.
Os parâmetros presentes no vídeo:
RPM (Rotações do motor);
Percentagem acelerador (Á frente das rpm);
MAF (Valor Medidor Massa Ar);
IAT (Temperatura Intake/Admissão);
ECT (Temperatura Água Motor);
SPD (Velocidade do Veículo).
Gostaria de acrescentar outros parâmetros também importantes, mas para isso precisaria de um visor maior e consequentemente necessitava de dinheiro para poder continuar a evolução, o que me é impossível neste momento.
Comentem, critiquem, dêem ideias e disfrutem pois estou cá para evoluir e seguir as vossas opiniões.
Imagens:
Videos:
1º Video apenas com as RPM:
Como está agora:
NEXT UPDATE: Sensor de pressão MPX5700AP, para medir a pressão de turbo.
DÚVIDA: Como disse á pouco preciso de um LCD maior, e pelo que tenho visto vocês estão a anos luz de mim, logo uma opinião era absolutamente bem vinda. Se possível um LCD já com a respetiva libraria. Obrigado amigos.
Uhmm esse barulho deve ter vitaminas
Tens bom gosto, tambem tenho um menino desses mas é o Sport de 110Cv mk3
Muito bom gostei.Ja agora podes partilhar o codigo?
Recentemente fiz um hack para o radio de origem para enganar o radio e pensar que tem uma caixa de Cds e injectar som usando uma outra fonte que nao a caixa.
Tenho o projecto descrito no meu forum: http://devforum.i9box.net/index.php?PHPSESSID=cs0nr6sgu68aqqp3juf6sgdei6&topic=2.msg2#new
Infelismente o meu radio de origem nao dá pra trocar e tal como tu nao gosto de fazer nada de alteraçoes irreversiveis.
Construi o hack e andam por ai ja alguns Ibizas a romper ao som da placa
Bons estudos e boa sorte com o teu menino
Quem acompanhou o projeto Obrigado mais uma vez.
Bem, chegou o momento de evoluir. Devido ao facto de estar limitado pelo LCD ser tão pequeno, chegou a hora de ir mais além, sendo este o LCD de 2.8".
Quanto aos parâmetros, já á mais algumas novidades do qual mais se destaca o Sensor de Pressão de Turbo até 7 Bars.
Com o novo LCD, penso que vai dar jeito registar também o pico de pressão máxima, isto, para saber a máxima pressão que o turbo faz.
Outro parâmetro, EGT's, resolvi ler também as EGT's e registar a sucessiva temperatura máxima. Como é óbvio também será analógico visto maior parte dos carros (<2008 ) não terem sensor EGT's. Claro que os carros recentes, principalmente com FAP já trazem. Bem, mas penso que seja mais um parâmetro importante. Sonda ainda estou em pesquisas, mas será algo deste género:

Para já é tudo pessoal, o Arduino também teve que evoluir, sendo este o TOPO dos arduinos, o Arduino Mega.
Peço-vos uma opinião dos componentes acima referidos, tal como ideias, sugestões, etc. Força é com isso que isto pode evoluir.
Grande Abraço a todos.