Boa Tarde!!!
estou com um problema em meu tcc, necessito acessar o arduino remotamente mas minha operadora bloqueia as portas de acesso.
aguem poderia me ajudar dando dicas de como posso resolver isso??
grato
Boa Tarde!!!
estou com um problema em meu tcc, necessito acessar o arduino remotamente mas minha operadora bloqueia as portas de acesso.
aguem poderia me ajudar dando dicas de como posso resolver isso??
grato
Qual é o arduino, qual é o trabalho, quais são as portas.....
Que tipo de rede estamos a falar?
Ola,
Para a segurança do cliente, as operadoras bloqueiam portas de entrada consideradas como potencialmente vetores de invasão. Todas abaixo de 1024, portas acima de 1024 conhecidamente danosas.
E algumas portas de saídas usados para realizar ataques, notadamente a porta 25.
Entretanto, ultimamente o problema não e o bloqueio de porta, mas o uso de ips privados, devido a exaustão dos endereços ipv4, muitas operadoras estão usando o CGNAT (Carrier Grade NAT) para fornecer endereçamento ipv4 simultaneamente com o ipv6. O recomendado e usar CGNAT somente quando se tem as duas.
Para verificar se esta atrás de um CGNAT olhe se o endereço (no dispositivo que recebe a internet) ip esta na faixa entre 100.64.0.0 a 100.127.255.255 (100.64.0.0/10).
Para contornar o CGNAT ou somente o bloqueio de portas, uma solução e usar uma VPN. Seja por um provedor de VPN (que permita conexão entrante) ou uma implementação própria (precisa de um servidor acessível/publico).
Outra solução e usar o modelo de cliente/servidor (como o websocket), o arduino se comunica com um servidor publico.
Como se trata de um TCC, consulte a faculdade sobre a possibilidade de disponibilizar área em um servidor.
Caso não seja possivel, terá que contratar um VPS.
Ou solicitar um ip fixo ao provedor de internet, tem um custo adicional.