Ordenador de vez/Gestor de filas é possível???

bom dia Companheiros!!!

comprei à uns meses um kit arduino e tenho brincado/aprendido com os vários componentes que vem no kit.

Agora gostava de passar para algo mais sério (passar para um projecto se possível)

esse projecto seria facilitar a vida aqui no meu trabalho, ou seja, trabalhamos no atendimento ao público, onde a pessoa chega, retira uma senha em papel, e nós temos de chamar ORALMENTE, pela respectiva senha (Senha 1… senha 2 etc) como podem imaginar nos dias de maior afluência, às vezes gera-se confusão, pois com o barulho os clientes reclamam que não ouvem a chamar a sua vez.

o meu pensamento seria este:

conhecem?? é fácil de construir??? um pequeno projecto em que possa aplicar um comando IR a por exemplo um ecrã tft ou tv (claro que através do arduino como programação) em que esse ecrã me mostre o número da pessoa a ser chamada com um pequeno som sempre que mudar de número???

apenas preciso números de 00 a 99 e depois outra vez 01, 02… até 99

Obrigado pela ajuda
Gilberto

Olá Souza,

Cara, o que você deseja é um controlador com display correto? bem a questão aqui é que displays para arduino são um pouco caros, logo vou te dar 3 sugestões:

1) Usar um display proprio para arduino: O maior display para Arduino que conheço são os de 7 Polegadas, eles são para uso exclusivo pelo arduino MEGA, tem um preço um tanto salgado, e você alem de ter ele e o mega, tem que comprar um adaptador, veja ele aqui: http://www.ebay.com/itm/7-7-inch-TFT-LCD-Module-Display-w-Multi-Capacitive-Touch-Panel-Screen-SSD1963-/301065867282

2) A segunda opção é a library ARDUINO TVOUT, na qual você utilizaria uma tv normal, veja aqui: http://playground.arduino.cc/Main/TVout dê uma olhada no youtube tambem, mas a coisa é muito tosca.

3) Agora se você deseja fazer algo realmente incrivel, a minha sugestão é copiar a ideia da rede de alimentação Girafas, eles criaram uma espécie cartão de senha, que tem dentro um microcontrolador e um motorzinho vibracall, dai quando é a vez do cliente o troço fica vibrando por um determinado tempo, dai não precisa ficar gritando. Pra fazer com arduino é bem facil, basta utilizar os baratos radio transmissores NRF24L01 e programa-los, dai quando for a vez de alguem, ele manda um comando e o modulo do cara acende e vibra.

Podias colocar um pc com um monitor a correr uma aplicaçao em fullscreen e eventualmente para mudares o numero ou secçao usares um comando rf433(4 botoes - fila A,fila B,fila C,fila D) que comunica com o arduino via RF e o arduino liga no pc via porta USB que informa o software que deve incrementar na fila X. Com este cenario podes depois ter analise dos dados se guardares numa base de dados (mysql, sqlserver,sqlite ...) e teres estatisticas de maior fluxo, tempos de espera entre atendimentos,desempenho do atendimento ... Neste cenario nem precisas do arduino se quem esta a atender tiver um PC, (podes construir um software que conecta via sockect ao teu programa principal) Bons estudos

eu iria pela opção do hugo... Ou então ver soluções comerciais.

A opção do weider, embora possível de implementar sairá mais cara e difícil de completar.

Se é usado um pc para o monitor, pode também ser usado um pc para "fazer a chamada". Não seria necessário um equipamento diferente que aquele que a pessoa que está a fazer o atendimento teria para as suas funções normais (com uma aplicação criada para o efeito). Por outro lado, não seria má ideia usar um Raspberry Pi para a aplicação do monitor.

E porque não usar uma coisa destas (ou várias, conforme o tamanho que se quiser dar aos números)?