Pantografo com arduino

Boas

Gostava de fazer um pantografo +- como este:

A diferença era que em vez do dispositivo duplicar a imagem em papel a converte-se em formato digital.

Já fiz várias pesquisas, mas não consigo encontrar nada neste sentido.

Alguma ajuda?

Que sabes de programar computadores? O arduino dificilmente vai tornar isso numa imagem digital...

As minhas capacidades de programação estão algo (para não dizer menos) fracas.

Mas acho que é possível através de sensores de rotação nos veios (penso que um potenciómetro e alguns cálculos devem dar) é possível capturar o movimento e transferi-lo para o PC.

Qualquer coisa como isto.

O problema é que agora, após ver o video, as minhas aspirações subiram um pouco.

Sim, podes ligar um encoder ou um potenciómetro em cada eixo e medir esses dados para enviar para um computador. O problema, julgo eu, será traduzir esses dados para uma imagem. Não é impossível, obviamente, mas dificil. Daí ter perguntado como estava a tua programação.

Já viste o projecto processing.org? Isso é capaz de ser interessante para resolver este problema.

Bom

A coisa parece que deu um saltinho :D.

Avancei para uma máquina de medição de coordenadas.

O desenho está ± feito.

O código base penso que está (poderia estar melhor, mas faz-se o que se pode)

Testei o código no simulador e, pelo menos é o que parece, os valores batiam certo.
(logo que possa faço o upload do código)

Estou apenas a terminar a impressora 3d e a aguardar que cheguem os potenciometros para avançar com a construção.

Precisava era que me ajudassem na forma de gravar as coordenadas num ficheiro txt.

O que encontrei foi através do Processing.org mas não entendo bem como (as minhas parcas capacidades de programação em ação :-* )

Código:

CMMv1.ino (3.92 KB)

Antes de mais, o código do simulador certamente que ainda tem problemas quando testado na vida real. Por isso não penses que essa parte está pronta.

Quanto ao resto, o que precisas é de um protocolo para depois poderes entender o que significa quando os dados estiverem no computador.
Se pesquisares por protocolos vais certamente encontrar exemplos… na maneira mais simples enviares uma string do género:

D,X123,Y568,Z432X
já pode ser considerado um protocolo. Neste em particular, estava a assumir que fosses medir coordenadas em 3D.

Depois destes dados recolhidos e enviados para o computador, tens de arranjar maneira de fazer sentido deles no computador. É aí que o processing pode dar jeito. Se pesquisares, existe uma maneira de criar imagens… e outras maneira de criar formas no ecrã. É mesmo uma questão de começares a experimentar com a plataforma.

Pois, na vida real há sempre algum problema.

Fiquei algo empolgado com os resultados no simulador. :-* :-* :-*

A minha ideia base é:

Ler o valor do potenciometro e multiplicar por um valor de referencia para determinar o valor do angulo.

Depois disso calcular a posição do braço.

Um botao no braço vai dizer se é para gravar ou não.

entretanto apresenta os valores calculados no LCD

No que encontrei duma construção semelhante usa o codigo anexo no arduino e processing.

Mas, não sei ver o que alterar para adaptar ao meu projeto.

digitizer_3d_4_4axis4.ino (3.58 KB)

processing.zip (350 KB)