pedido de ajuda

Boa noite antes de mais.
Sou novo por aqui e pouco sei de Arduino, estou a tentar fazer um projecto que consiste no desenvolvimento de uma bomba de brincar obviamente, que em vez de explodir como as verdadeiras active uma sirene.
A bomba deve ter:

• Ecra para mostrar os outputs de escrita e opções de menu
  • Sirene para simular a explosão
  • Um teclado com letras(se possível), números de 0 a 9, botão de selecionar (ok) e setas para cima e para baixo para escolher as opções

Quero que tenha um menu com 3 opções (tipos de jogo)
Tem assim um menu:
1- TicTac
Este modo de jogo consiste no seguinte:
*É introduzido um tempo de jogo
*Uma equipa defende e a outra tem que tentar desactivar a bomba
*Se a equipa atacante conseguir desactivar a bomba o tempo para
*Caso contrário, quando terminar o tempo de jogo a sirene é activada e a equipa atacante perde
2- Catch The Flag
*É instroduzido um tempo de jogo
*Uma equipa chega à bomba e escolhe a sua cor vermelho(numero 1) ou azul)(numero 2) e acumula o tempo
*Se a outra equipa chegar à bomba para o tempo da outra equipa e acumulua o tempo da equipa em questão
*Quando terminar o tempo de jogo a sirene é activada e a equipa com mais tempo ganha
3- TouchDown
*É introduzido um tempo de jogo e o numero de jogadores(max 10 pois cada jogador terá um numero de 0 a 9)
*Cada jogador terá que conseguir chegar à bomba e clicar no seu número, só poderá clicar a próxima vez depois de 5 minutos
*O primeiro jogador a carregar 3x no seu numero ganha
*Caso nenhum jogador consiga carregar as 3x e o tempo de jogo terminar, ganha o jogador que mais vezes clicou, se houver mais que um jogador com os mesmos cliques mostrar os números dos mesmos por exemplo Empate(1,3,6) caso os jogadores 1, 3, e 6 acabassem com a mesma pontuação.

Eu fiz algo muito preliminar consoante o meu conhecimento no Arduino, que é bastante reduzido, se alguém me conseguir ajudar agradecera imenso!
Cumprimentos.

Boa noite. Já possui todo hardware? Já conseguiu usar o lcd ou ler os botões?

Interessante a tua *bomba :grin:
O que ja fizeste em termos de código?
Ja elaboraste um diagrama de estados para esse teu jogo?
O meu conselho pra ti é primeiro meter em papel como o teu programa deve seguir em termos de fluxo de programa, e depois partir cada bocado em problemas pequenos.No final e só juntar as partes na loop do programa com instruções de decisão.
Digo te isto porque normalmente o que quase todos fazem é partir para a programação na IDE completamente desnorteados e sem rumo lógico. Isto é logo 50% do que pretendes atingir.

Viva, não ainda não tenho qualquer hardware estou a pensar vir do ebay este kit:
http://www.ebay.com/itm/UNO-R3-Starter-Kit-Motor-Relay-Servo-LCD-LED-Resistor-For-Arduino-AVR-/390635275471?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5af3ad44cf

Aproveito para perguntar se é indicado.

Em relação ao esquema, sim eu fiz em papel o esboço, em relação a código, a opção do tipo de jogo 1 encontrei na Internet, o 2 penso que também deve haver já feito mas não encontrei, o 3 segue a mesma lógica que o 2 o problema é chegar a um dos dois :stuck_out_tongue:

Para alguém que nunca trabalhou com microcontroladores... e sem saber ao certo que conhecimento tens de programacão... diria que tens aí trabalho para meses.

Comeca pelas pequenas coisas:

Como usar o LCD.
Como usar as tecla.
Desenhar um menu.

O resto é relativamente simples... se tiveres um diagrama lógico para o que queres fazer. Como o Hugo referiu, faz uma máquina de estados para isso e depois passar para o programa é mais simples. :slight_smile:

Já tenho onde comprar o kit starter que preciso e o programa já esta quase feito, fiz cada tipo de jogo em ficheiros diferentes mas queria implementar apenas num e ter um menu de escolha. Não me parece que vá demorar meses mas obrigado pela opinião.
Alguém me pode dar o codigo base do menu para que possa implementar os modos de jogo no mesmo? Tentei fazer já o menu e meter o codigo de cada ficheiro em cada "case" mas fica muito mal visualmente, o ideal era cada tipo de jogo ter tipo uma classe e no menu só a chamar.
Cumprimentos.

Seguiro compra o que vai precisar:

Keypad

LCD com I2C:

Uno R3 compatível

Buzzer

Além disso, leds, resistores, suporte para pilhas, etc...

Cada componente deste tem um exemplo pronto de como usá-lo. Depois disto, só juntar.

Posta o código que já tem ou o link do blog que achou a bomba.