Pequena programação para TCC, help!

Olá galera, sou novo nesse mundo de programação, sei pouco sobre a programação C (ainda estou lendo algumas apostilas para aprender algo), estou desenvolvendo um TCC que está com o prazo um pouco apertado, e preciso de ajuda no código. A ideia do meu TCC, é um sistema de descarga automática para mictório, vou utilizar sensores IR para isso, exatamente esses http://loja.vidadesilicio.com.br/led-s-ct-63497 , um solenoide como válvula para a agua, relé como chave, e o arduino UNO. O sistema tem que funcionar da seguinte forma: Acionar o solenoide somente quando a pessoa sair do mictório (dando assim, a descarga). Então pra isso eu tive uma ideia, utilizar 2 sensores, vamos chamar de S1 e S2, irei posicioná-los paralelamente, eu queria uma programação que detectasse a ordem em que os sensores são acionados, por exemplo, para que quando os sensores S1 e S2 fossem acionados nesta sequencia, nao acontecesse nada, mas quando fosse S2 e S1 nesta ordem (ao sair do mictório), acionasse meu circuito. É possível fazer isso? Ou vcs têm outra ideia melhor para essa detecção? Se puderem me ajudar com isso eu agradeço, pode ser até mesmo me dizendo que tipo de comandos devo usar, eu posso pesquisar sobre, já será uma ajuda.

A sua ideia e muito boa. acho que pode ser feito com somente um par de sensores. Coloque o arduino para marcar um tempo assim que alguem entrar entre os sensores(para evitar que de discarga se alguem passar a mao enfrente dos sensores) e depois deste tempo aguarde o sinal dos sensores se re-estabelecerem e ai de discarga. PS. O IR que voce esta usando pode consumir ate 100ma(voce vai precisar de um resistor para limitar esta corrente dentro dos 40ma)