Pergunta básica sobre a alimentação

Pessoal, vou comprar meu primeiro Arduino, e sou leigo (mas estou cursando eng. de telecom, entao não sou um total ignorante no assunto).

Estou a fim um Kit de componentes para comprar e não queria ter que atualizar tão cedo, então queria fazer algo completo. O kit que estou de olho me parece bem completo mas não inclui fonte. A alimentação por USB é suficiente até projetos de nível um pouco mais avançado, ou a fonte de 9-12V é algo que será necessário para qualquer projeto que não seja bem básico?
Andei pesquisando antes de perguntar mas não consegui chegar a uma conclusão. O que recomendariam para alguém que está começando mas que pretende se dedicar bastante a isso?

Obrigado e abraços

Thiago,

A resposta pode ser um pouco vaga. Isso depende bastante daquilo que vai querer fazer. No entanto, como imagino que o kit também não traga muitíssimo material, penso que para o material que tem a USB é uma boa alternativa.
A meu ver, as desvantagens da USB são:

• apenas 5V (isto é, para alguns motores, ou bombas, pode ser necessário um valor de tensão superior a 5V, apenas com a USB não é possível ligar este tipo de dispositivos);
  • apenas 500mA (a USB apenas consegue fornecer um máximo de 500mA, para projectos em que necessite mais corrente que esta valor, terá que obrigatoriamente arranjar outra fonte);
  • necessário o computador (embora isto não seja totalmente, pois já há fontes muito baratas com saída USB, pode encontrar por exemplo nos carregadores dos smartphones).

Por isso penso que para já não precisa de pensar nisso. Mas se quiser, pode ser que tenha uma muito boa aí em casa e que nem sequer tenha pensado nisso... Tem algum PC de secretária velho que já não utilize ou um carregador de um PC portátil? Se o carregador tiver uma tensão de saída inferior a 20V é bom. Com a fonte do PC de secretária tem acesso a várias tensões 5V, 12V, -12V, 3.3V etc.