Pinagem LCD 16X2

Caros,

Estou com problemas com um LCD 16X2.
O que acontece....
Ele acende mas não imprime nada.
Verifiquei a pinagem do lcd, e identifiquei que o pino 1 e 2 do lcd na verdade é para o backlight e não os pinos 15 e 16 que são normalmente usados, mesmo a marcação dos pinos na placa esteja (1,2.3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16).
então liguei ao contrario, como se o pinto 1 fosse o 16 e o 16 o pino 1.
Mas não funcionou, além de esquentar a ponto que queimar a mão.
Alguém pode me ajudar por favor.
Existe alguma outra maneira que os pinos possam estar dispostos na placa? apesar da marcação estar claramente errada.

desde já agradeço.

Maochuen:
(...) não funcionou, além de esquentar a ponto que queimar a mão.
Alguém pode me ajudar por favor.
(...)

Penso que neste momento já não precisa de ajuda, mas sim de um LCD novo.

Imaginei que precisaria comprar um novo lcd.
Mas se por ventura, eu me deparar com um problema semelhante, como proceder? Tem como testar?

Deveria, antes de o ter ligado, de ter consultado a documentação técnica do display.

luisilva:
Deveria, antes de o ter ligado, de ter consultado a documentação técnica do display.

Display santa efigênia... sem documentação.
Segui a pinagem padrão marcada na própria placa.
Depois de ligado que identifiquei que estava tudo invertido.

Já agora, qual é o display e onde foi adquirido? Foi adquirido através de algum site ou foi numa loja física? O display ainda pode ter salvação, mas se aqueceu muito, o mais provável é que não.

Blz, segui sua sugestão e vi que é um display que tem a documentação em russo, mas consegui entender a pinagem dele.
ele funcionou perfeitamente.

Mas preciso de outra ajuda com LCD também.

Tenho um outro lcd 16x2, esse da robocore. Mas a primeira linhazinha da primeira linha não liga.

você manda imprimir "T" e aparece "I".

Além pode ajudar novamente por favor.