Viva,
Em anexo está uma plaquinha que desenhei recentemente para usar um ATtiny84 e um nRF24L01 mais um sensor de temperatura.
Que acham? Há algo que poderia mudar/melhorar ou adicionar?
Obrigado desde já.
Viva,
Em anexo está uma plaquinha que desenhei recentemente para usar um ATtiny84 e um nRF24L01 mais um sensor de temperatura.
Que acham? Há algo que poderia mudar/melhorar ou adicionar?
Obrigado desde já.
bom dia!
O que acha de por um capacitor de desacoplamento junto à alimentação do ATtiny? vai soquetar ele? que tal um conector ICSP já que há espaço na placa
Tendo em conta o tamanho da placa e os condensadores que estão mesmo em cima do ATmega, decidi deixar mesmo assim.
Quanto ao ISP, se reparares, as ligações do nRF24 já levam o MISO, MOSI e SCK... Falta o reset, daí ter deixado um pino especifico para o reset mesmo abaixo do botão.
A placa tem espaço é certo, mas os sinais iam ser os mesmos. Já que o propósito é isto ser pequenino... Achei melhor assim.
Tem programação (OK). E Debug? Qual é a ideia? Esse header também tem uma porta série? Mesmo assim pessoalmente gosto de deixar pelo menos um LED numa PCB (para como disse fazer Debug e/ou assinalar o funcionamento do programa).
Penso que a ideia do "INT" deve ser fazer um shunt com o ferro de soldar. Se for assim das duas, uma:
ou podia ser feito no bottom layer;
ou podia ser um header THT.
O pino "OR", uma vez que apenas serve para a programação poderia estar no header "NRF" (não ali sozinho).
Não sei qual é o objectivo e muito menos o método de produção (se vai ser uma placa feita em casa ou se vai ser mandada fazer numa empresa profissional com, por exemplo metalização de furo) desta placa. Seja como for, para uma placa tão simples eu penso que optaria por uma placa de face simples. Se puderem ser rearranjados os sinal do header "JP3", penso que deve ser simples.
Tenho a impressão que os pads estão muito pequenos, principalmente os das resistências e dos condensadores. Porque é que o footprint do DS18B20 não é o mesmo que o do MCP1700? Gosto mais dos pads e da disposição dos pinos deste último.
Falta um GROUND plane, pelo menos, para dar menos trabalho a corroer (assumindo que a placa vai ser corroída em casa).
Parece-me que há uma pista do lado direito que não está desenhada. Vê-se um risco amarelo que vem do DS18B20 para o header.
EDIT: E porque não um condensador em paralelo com o botão de RESET?
Penso que tambem seria boa idea adicionar um led, mas se fores alimentar isso com pilhas isso pode destruir a tua poupança das baterias, se tiveres pinos livres podes por em led a piscar com uma cadencia de alguns segundos para saberes se a placa esta ou nao a funcionar, porque sem recorreres a um multimetro nao sabes se a placa esta a trabalhar ou nao, assim a primeira vista.
Tambem axo que devias fazer um ratsnest nas duas layers e liga-las ao ground.Dá um aspecto mais profissional à placa.
Devias ter marcado a polaridade da alimentação na board na layer silkscreen, pois hoje sabes mas daqui a um mês ja nao ou vais ter duvidas ...
Coloca uns holes de fixação na placa para o poderes fixar.
Quando ao conector do nrf onde ele está parece-me que quando colocares o nrf ele ira ficar fora da area da placa.Por um lado compreendo devido a antena mas como tens tanto espaço podias tentar coloca-lo sobre a area da placa, eventualmente debaixo dele deixavas sem cobre para nao prejudicar a radiaçao da antena.Desta forma seria ainda mais facil colocar essa placa em sitios apertados
HugoPT:
Penso que tambem seria boa idea adicionar um led, mas se fores alimentar isso com pilhas isso pode destruir a tua poupança das baterias (...)
Nesse caso não se solda o LED ou a resistência.
Viva,
Antes de mais obrigado pelos comentários.
Esta placa é mesmo para ser usada como um nó remoto duma pequena rede com nRF24L01. Eu só tenho como interesse medir as temperaturas/humidade com um DS18B20 ou DHT22.
Quanto à alimentação, a placa poderia ser alimentada com USB (não coloquei uma plug USB porque ia adicionar mais uma libra por placa), mas o interesse é mesmo ser alimentada com pilhas para ser usada como um nó exterior à casa, ou mesmo dentro em sítios onde não hajam tomadas disponíveis.
Como o meu interesse é usar pilhas, LEDs estão fora de questão. Sim, poderia criar espaço para um... mas da mesma forma também posso colocar um LED no breakout e fazer o debug...
Acerca do debug, o chip a ser usado é o ATtiny84. Ele não tem UART... é possível emular uma uart com uma biblioteca e é isso que eu tenho feito. Esse pino está também passado para o JP3 para poder ser usado.
A placa é para ser feita na China... a diferença entre duas faces ou faces simples é desprezável e como coloquei aqui para ter feedback, esta não é de todo a versão final e fiz o desenho com duas faces para ter algo pronto. Também quero tentar meter um contador de eventos na placa (caldeira a ligar ou impulsos do contador da electricidade, por exemplo), logo isto ainda não estará terminado.
Bem visto acerca da pista que não está desenhada... o DRC ou ERC não apanhou isso. :\
Acerca do ISP... eu pensei nisso, mas o socket do nRF tem todos os pinos do ISP menos o reset... colocar outro socket com os mesmos pinos pareceu-me um desperdício. No entanto, posso aumentar o socket para 2x5 e adicionar o reset lá. Pelo menos fica tudo na mesma localização. Ainda assim, a ficha teria de ser feita de propósito para programar o chip.
Que estranho... o "+" desapareceu da placa... se vires bem, eu coloquei o "-" num dos lados e o "+" no outro... mas não está lá. Devo ter feito um Ctrl+Z a mais.
Sim, não quis o radio em cima dos chips e fica mesmo de fora. Outro dos motivos é que se meter sockets,etc... o nRF pode não caber direitinho. É preferível a meu ver não arriscar isso.
Obrigado pelo feedback.
Que tal agora?
Adicionei mais dois pinos e assim o sinal de reset fica num único conector.
Aproveitei para aproximar os componentes uns dos outros e meter uns furitos. Darão jeito eventualmente.
Agora sim esta fixolas a placa :):).Só tenho mais uma sugestao, o sensor vai ficar soldado na placa o que quer dizer que ele vai media a temp ali proximo, nao seria boa idea colocares um conector de 3 fios para eventualmente puderes criar uma extensao no fio do DS18B20?
Assim tens sempre a opçao de puderes colocar o sensor algures fora da caixa.
Acho os trilhas vermelhas finas, e a direita da placa sumiu o gnd e o 3v3 que liga à barra de pinos
Não me leve a mal, mas continuo sem gostar muito. Os pads continuam muito finos. Se soldar as placas em casa (e nem precisa de ser com um ferro muito barato) o que pode acontecer é que o calor arranque esse pad da placa e/ou que se parta a ligação entre o pad e pista. Isso está a acontecer nos componentes DS18B20, C2, R2, R1 e NRF.
Como não conheço o software que está a usar, tenho uma dúvida, mas mesmo assim, vou fazer referência ao que estou a pensar. No caso dos furos, não sei muito bem qual o diâmetro deles (isto é, se o furo termina numa das circunferências e a cabeça noutra, ou se termina na de fora), mas há uma grande probabilidade que seja conformem indicam as circunferências exteriores (principalmente por causa do local onde termina o plano de massa) e assim, a cabeça do parafuso ficará em cima da pista que vai de R1 para S1. Pessoalmente não gosto muito que isso aconteça. É certo que a placa leva uma camada de "solder mask", mas também é verdade que a fricção da cabeça contra a placa quando se aperta o parafuso pode raspar essa solder mask e colocar em contacto várias pista (ou pistas e planos). Na parte de baixo a cabeça do parafuso não tocará nos componentes?
Do lado direito da placa há duas pistas em duas camadas adjacentes completamente colineares. Isto é uma coisa que deve ser evitado a todo o custo. Dois condutores separados por um dieléctricos formam um condensador. Se pegar numa placa "profissional" (por exemplo um Arduino) vai ver que uma camada tem as pistas desenhadas numa direcção (por exemplo horizontal) e na outra camada numa direcção perpendicular (por exemplo vertical). Desta forma nunca haverá duas pistas colineares.
As pistas não devem fazer ângulos de 90º. A pista que sai da resistência R2 na camada vermelha "tem muito mau aspecto".
Há locais em que há pistas desenhadas para fazer ligações de GROUND. Não deveria ser necessário. No entanto, também vejo que o pino superior direito do header NRF (por exemplo) não está ligado ao plano. Talvez colocando um plano também na outra camada resolva o problema.
Não gosto dos furos. Penso que nesse locais não estão lá a fazer nada. Eu, juntava um pouco mais os componentes e colocava 4 furos nos 4 cantos, ou então aumentava a placa para colocar os furos nos cantos.
Obrigado pelas criticas.
Essa pista em angulo recto foi passada para o outro lado da resistência para ficar com menos curvas e sem angulos rectos. Reparei nisso depois de fazer o post.
É um bom ponto acerca do furo. Eu assumi que o espaço dado é para o furo e cabeça, tenho de verificar. Em todo o caso, é raro o pcb que é apertado só com parafuso sem anilha de plástico, não? Eu não vejo muitos, mas dos que vi pareceu-me ser esse o caso.
Sendo aquelas duas vias o gnd e vcc, será muito mau ter aquela capacitância?
Acerca dos pads, tens razão, mas a preguiça de arranjar uma biblioteca com pads maiores está a levar a melhor.
Vou ver a hipótese de trocar o footprint do DS18B20 por algo maior. Essa opção de sensores externos dará jeito mesmo sem ligadores de parafuso.
Não reparei que as ditas pistas eram apenas Vcc e GND. Se é assim, não deve haver grande problema (na realidade se fossem outras pistas também não, porque os sinais nesta placa não devem ser muito críticos, mas é uma norma de boas práticas que pensei que seria bom deixar aqui). De qualquer forma, se uma das pistas é GND, alguma coisa está mal, uma vez que existe o plano GND e não deveria ser necessário ter pistas desenhadas.
Penso que ainda faltam 2 coisas. A identificação das camadas (por exemplo escrever TOP e BOT num canto em cada uma das camadas). E a identificação da placa (escrever em algum local algo que ajude a identificar a placa).
Em relação ao header (ou o que seja para ligação do sensor externo), penso que não deve ser imprescindível, uma vez que o footprint do sensor é THT (through hole) e nesse local tanto pode ser soldado o próprio sensor, como 3 fios que na outra ponta têm o sensor. Se o footprint fosse SMD(surface mounted) a história era diferente.
O spacing do ground plane não deixa que o mesmo chegue aqueles pinos... creio eu.
Quanto ao ligador, o through hole pode não ser grande o suficiente para colocar um fio de forma decente. Normalmente será, mas é melhor não arriscar.
Seja como for, o meu trabalho vai intrometer-se no desenvolvimento disto e vou ter de voltar a isto lá para Dezembro ou mesmo para o próximo ano.
Em todo o caso, vou colocando aqui mais desenvolvimentos.
Hmmm, nunca tinha reparado (ou lido completamente o datasheet para ser sincero) nesta possibilidade...
Isto abre a possibilidade interessante de medir a carga da bateria...
Viva,
Estava aqui às voltas e dei por mim a ver o preços dos componentes... e há qualquer coisa que não bate certo.
Na Farnell do UK, até 10 unidades a diferença entre o ATtiny84 e o ATmega328 são 2 cêntimos. :\ Esperava que fosse um pouco mais de diferença tendo em conta a diferença entre os chips.