Ponte H Duvida para robot

Boa noite pessoal.
Antes de mais quero me apresentar dizendo que sou dos açores/Portugal (não sei se anda alguém desta zona por ca?) e que os meus conhecimentos ainda são poucos no trabalho do arduino. No entanto sei linguagem C , Html e redes.

Ando aqui num projecto inicial que sera construir um robot 4WD (força nas 4 rodas), com uma câmera, uma garra robótica e sensores de ultra som, numa face inicial, o robot devera ter capacidade para se deslocar em terreno mais acidentado e devera ser controlado pelo computador.

A minha duvida consiste no seguinte:

Com essa placa eu consigo controlar os 2 motores pelo arduino e ainda acrescentar uma fonte de alimentação externa por exemplo 12 ou 24 volts certo?

MAS a minha maior duvida é:

• consigo controlar os 2 motores independentemente? ou seja motor 1 rodar para a esquerda e o motor 2 rodas para a direita? ou eles tem de andar obrigatoriamente os 2 para o mesmo lado? ora os 2 para a direita ora os 2 para a esquerda?

!(http://i.ebayimg.com/00/s/NTYwWDcwMA==/z/KeIAAMXQhpdR4PMx/$T2eC16FHJGIFFo(5Me!rBR4PMwmVSw~~60_12.JPG)

Obrigado desde ja!!

$T2eC16FHJGIFFo(5Me!rBR4PMwmVSw~~60_12.JPG

Ola amigo bem vindo.Adoro os Açores custumo ir ai de ferias, tenho uns amigos na Lagoa :grin:
Quanto a tua duvida nao consigo perceber qual é o IC da placa mas acredito que se tiver as duas saídas como parece ter sim podes controlar os motores independentemente.No entanto nao te fies no "talvez", verifica no datasheet do componente e esclarece as tuas duvidas, la esta a tua resposta.Se não o conseguires fazer sozinho coloca aqui a referencia do IC da ponte H.

Com essa placa eu consigo controlar os 2 motores pelo arduino e ainda acrescentar uma fonte de alimentação externa por exemplo 12 ou 24 volts certo?

Motores consomem muita corrente por isso vais ter mesmo de colocar uma fonte externa.Nem tentes alimenta-los com a tensão da USB!

http://blog.pennybuying.com/down/f/F815A.pdf

pelo que estive a ler penso que da para fazer o que quero certo?

Sim, consegues meter um motor a rodar num sentido e outro no sentido contrário com o L298N. Porém só consegues controlar 2 motores e não os 4, por isso terás que ter 2 pontes H e não apenas 1.

josecoelho:
Sim, consegues meter um motor a rodar num sentido e outro no sentido contrário com o L298N. Porém só consegues controlar 2 motores e não os 4, por isso terás que ter 2 pontes H e não apenas 1.

Não sei de é aconselhavel mas sim consigo ligar os 4 motores num so l298N.

Entao se o veiculo vai ser 4wd entao posso ligar 2 motores por porta pois os 2 motores da direita vao estar sempre a rodar na mesma direcção e os da esquerda a mesma coisa posso os ligar aos pares se me entendes.

porem to a espera do material para testar mas sera que é melhor não fazer isso?

Eu também mandei vir 4 motores com redução e 2 L298N, talvez cheguem nestes dias próximos. Podes sempre meter os motores aos pares como disseste, mas tens que tomar em atenção a intensidade de corrente (2A no máximo, não te consigo garantir que é para 1 ou para os 2 motores, mas visto que deves usar motores "pequenos" não deves ter problemas, os seus valores rondam as centenas de mA). Por precaução ligaria os 2 motores por ponte, mas se não tiveres mais nenhum L298N ligas os 4, nunca te esquecendo das características dos motores (V e A).

José Coelho