Nao sei mais o que fazer, o led da ponte fica aceso normalmente, o arduino (mega) nao apresenta problemas e o motor funciona...porem a ponte funciona de jeito nenhum! a tensao de saida pro motor fica sempre em zero, ja testei com outra ponte e nada tambem!
Não sei se a fonte de alimentação (USB = 500mA) é suficiente para fazer girar esse motor (não tem carga, mas mesmo assim não sei se será suficiente).
As ligações do motor B nos pinos 6 e 7 parecem estar correctas. Os sinais nestes pinos quando tudo está ligado são os correctos?
O programa não está mal, mas não está feito da forma mais correcta. Poderia ser:
Acredito que o sinal esteja correto, peguei de um tutorial no FlipeFlop.
Pode até ser que o USB não alimente a ponte e o motor, mas a saída ficar em zero volt eu achei meio estranho.
O motor é um simples CC 6V (operacional 3~12V), desses que vem em kits arduino. Se eu ligar os polos dele numa pilha 1.3V ele funciona, porem na ponte não.
Quanto ao programa, fiz só pra testar o funcionamento da ponte mesmo
(Ativa 5v) e (5v) – Este Driver Ponte H L298N possui um regulador de tensão integrado. Quando o driver está operando entre 6-35V, este regulador disponibiliza uma saída regulada de +5v no pino (5v) para um uso externo (com jumper), podendo alimentar por exemplo outro componente eletrônico. Portanto não alimente este pino (5v) com +5v do Arduino se estiver controlando um motor de 6-35v e jumper conectado, isto danificará a placa. O pino (5v) somente se tornará uma entrada caso esteja controlando um motor de 4-5,5v (sem jumper), assim poderá usar a saída +5v do Arduino.
Hoje fui testar e cometi um "erro", deixei o jumper conectado e pra surpresa o motor funcionou porem fiquei com medo de continuar testando ja que a descriçao diz que pode danificar a placa
Fui pesquisar mais a fundo e achei outra explicaçao em ingles
3 - 12V jumper – remove this if using a supply voltage greater than 12V DC. This enables power to the onboard 5V regulator
4 - Connect your motor supply voltage here, maximum of 35V DC. Remove 12V jumper if >12V DC
5 - GND
6 - 5V output if 12V jumper in place, ideal for powering your Arduino (etc)
Agora estou na duvida do que fazer, pra mim as explicaçoes dizem coisas totalmente diferentes
Uma diz pra usar o 5v do arduino (conectado no GND e 5v) e retirar o jumper
Outra parece dizer pra conectar o 5v do arduino na outra porta e manter o jumper
Agora fiquei com o pé atras ja que a ideia que tenho é usar 2 pontes dessa pra alimentar 4 motores (12v - 2A cada) com alimentaçao externa 12v e o arduino alimentado por uma bateria 9v