Preciso fornecer e ler sinais de CC em 30MHz com precisão

Olá, estou replicando um estudo sobre um sensor que funciona por meio de indução eletromagnética, a ideia é usar duas bobinas de fio de cobre (uma externa com 12 voltas e 60mm de diâmetro e outra interna com 6 voltas e 40mm de diâmetro). Meu trabalho consiste em replicar esse sensor usando a plataforma Arduino, porém preciso fornecer a tensão em pulsos quadrados em uma frequência de 30MHz e depois disso realizar a leitura da tensão que será induzida na bobina interna com a mesma precisão. Consigo fazer isso somente com a placa do Arduino? Ou terei que usar algum módulo? Podem me indicar alguns caso seja necessário?

Olá! Bem vindo ao Fórum!

Você não deu muitos detalhes sobre o tipo de sensor que está tentando replicar mas, de antemão, eu não recomendaria fazer isso com um Arduino Uno, porque ele opera em 16Mhz, não vai atingir a frequência que você precisa.

A depender da sua experiência com microcontroladores, eu sugeriria tentar com um ESP32.

Olá, muito obrigado!
O sensor funcionará para detectar a corrosão por cloretos em estruturas de concreto, sendo basicamente essas duas bobinas que eu descrevi:

1. Transmissão de Corrente:
  • A bobina externa do sensor (transmissora) é alimentada com corrente elétrica, o que gera um campo magnético variável ao seu redor.
  1. Indução de Corrente:
  • O campo magnético variável gerado pela bobina externa induz correntes elétricas na bobina interna do sensor (receptora) quando esta está dentro do campo magnético.
  1. Detecção de Sinais:
  • As correntes induzidas na bobina interna geram sinais de tensão que são detectados e medidos pelo sistema de aquisição de dados do sensor.
  1. Análise dos Sinais:
  • Os sinais de tensão detectados são analisados para identificar variações nas propriedades do material sob teste, como a presença de corrosão que pode alterar as características do campo magnético induzido.

Acabei encontrando o Gerador Frequência Clock De Cjmcu-5351 Si5351 8khz 160mhz para realizar a alimentação e o Ads1115 Conversor Analógico Para Digital (adc) 16bits para a detecção dos sinais. Vou precisar usar um osciloscópio para calibrar o erro do gerador e deixa-lo com mais precisão, devem chegar logo e farei os testes.

Em relação ao ESP32, um amigo também me indicou, porém o objetivo do projeto é replicar utilizando a plataforma Arduino.

Interessante, pode ajudar a prevenir rompimentos de dutos de água. Tomara que alguma empresa de saneamento aproveite o projeto. :wink:

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.