Problema ao interpretar Serial1

Bom dia, estou enviando um numero para a porta Serial1 no Arduino Leonardo, conectei essa porta, coma COM1 do meu PC, mas ao tentar verificar esses dados no monitor, o que recebo é um monte de caracteres estranhos, alguém sabe o que estou fazendo de errado? em anexo print com o monitor e meu código.

Muito possivelmente a velocidade a que estás a comunicar está errada. Qual é a baud que configuraste no Arduino e que baud rate estás a usar no computador?

Obrigado pelo retorno, como você pode observar na imagem que anexei no post, a velocidade é a mesma, 9600.

Antes de mais, que é que tens ligado entre o arduino e o computador? A Serial1 é uma porta série e não consegue comunicar directamente com o computador sem algo que converta TTL para RS232 ou um conversor para USB.

Tu também dizes COM1… isso é uma porta do Windows, mas tu estás a usar Linux. Tens a certeza que essa é a porta correcta?

Ou seja, se desligares o arduino e fizeres o comando

ls /dev/tty*

Depois ligares o arduino e repetires o comando, é a porta ttyS0 que aparece?

Como tens tudo ligado? Diz isso porque parece-me que talvez haja mais qualquer coisa aí…

Então acho que o meu problema está na conversão TTL, estou ligando diretamente com o PC, não tenho esse conversor TTL. Tem alguma forma de se comunicar pela Serial1 sem usar esse TTL?

Vamos por partes...

O que pretendes fazer?

Quem te disse para usar a Serial1 em vez da Serial?

Para mandares o programa para o Arduino, que porta configuraste no teu computador?

O que tens ligado no arduino? Só o cabo entre o Arduino e a porta USB?

O que pretendes fazer?
Preciso ler informações de um shield e passar para outro equipamento que recebe somente dados por serial

Quem te disse para usar a Serial1 em vez da Serial?
Estou usando Serial1, porque o equipamento que vou enviar a informação tem somente uma interface serial, não aceita USB
Para mandares o programa para o Arduino, que porta configuraste no teu computador?
Estou mandando o programa pela Serial, com o cabo USB que vem junto com o Arduino
O que tens ligado no arduino? Só o cabo entre o Arduino e a porta USB?
- Computador com o cabo USB na Serial
- Placa de leitura CAN MCP2515
- Equipamento de leitura dos dados da CAN na Serial1

Ok, acho que já percebi o que queres fazer... e parece-me que tens os conceitos todos virados do avesso.

A placa CAN está ligada nos pinos da Serial1 (pinos 0 e 1)?

A placa CAN não vai entender um numero a entrar e a sair... tens mais detalhes acerca dessa placa? O chip MCP2515 não funciona com a porta série mas com SPI... logo se só tens um chip estás a ver as coisas de forma errada.

Experimenta o sketch anterior mas em vez de usares a Serial1, usa a Serial... isso vai garantir que tens comunicação do Arduino para o computador.

Se pretenderes usar a Serial1, tens de arranjar um conversor externo para falares com outra porta USB no teu computador.

Revê primeiro os detalhes dessa placa e do equipamento, ou se quiseres mete aqui e damos uma vista de olhos por ti...

Se explicasses melhor exactamente o que pretendes seria mais fácil de ajudar, dizer que queres ler informações dum shield (sem dizeres qual é) e passa para um equipamento (sem dizeres qual é) e como é que o teu computador faz no meio não ajuda em nada mesmo.

Eu estou ligando o chip MCP2515 normalmente conforme informações do manual. Mas as informações coletadas neste chip, preciso enviar para um porta serial de um equipamento de rastreamento veicular, por isso estou tentando usar a Serial1, para enviar os dados para o serial do rastreador, não posso usar um conversor para USB, porque o equipamento não possui USB, somente serial. Esse rastreador tem uma interface RS-232 que aceita receber qualquer tipo de informação.

Não percebi muito bem o que tens. Podes fazer um diagrama para vermos como tens tudo ligado.

O MCP2515 está ligado a que porta? Serial1?

O conversor USB é um conversor precisamente para converter de Serial para USB ou de RS-232 para USB. É essa a função do conversor e é uma ferramenta para teste dos interfaces separadamente e não para ficar usada no projecto de forma permanente. Pensei que fosse óbvio.

Por falar nisso, o Arduino também não fala RS-232... logo vais precisar de qualquer das maneiras de um...

...
...
...

Conversor

Desta vez queres um conversor de TTL para RS232. Se pesquisares por max232, encontras o que precisas. Tendo em conta que não pareces ter muita experiência não te aconselharia a montar um e será melhor arranjares um módulo.

Coloca aqui o esquema das ligações e a gente dá uma olhada ao que pode estar errado e também como colocares tudo a funcionar.

Amigo, tudo o que eu preciso é desse max232, pois não tinha conhecimento que precisava de um conversor, agora que você me falou meus problemas estão resolvidos. Muito obrigado.

Eu acho que possivelmente ainda vais precisar de mais qualquer coisa. Mas cá estaremos para te ajudar.

Como disse, o MAX232 não é simples de montar, logo se encontrares um módulo, eu optaria por isso.