Problema com leituras na entrada analógica

Boa tarde pessoal!

Tenho uma aplicação que envolve a medição de tensão que entra em uma porta analógica do arduino, só que estou tendo muito ruido...
Funciona assim: tenho um sensor, que nada mais é do que um eletroímã, ele fica fixo, enquanto um imã de neodímio preso a uma roda passa pelo eletroímã gerando uma tensão que é enviada ao arduino para interpretação.
Na bancada estou usando um potenciômetro para simular a variação de tensão, no entanto, quando ligo os eletroímãs no arduino, há uma grande variação nos valores.

Existe algo que eu possa fazer para resolver ou ao menos amenizar essa oscilação?

Na medição com o multímetro, não existe essa oscilação... apenas a variação de acordo com a velocidade que o imã passa pelo eletroímã e, a tensão não excede os 3V.

Agradeço a todos desde já!
Abraços.

Um pouco mais de informação acerca do que consideras por barulho, de como estás a ligar esse sinal ao Arduino, de como o Arduino está a tratar esse sinal, etc... seria bastante útil para poder ajudar-te.

Boa tarde bubulindo!

Acredito que você se lembre do programa... é aquele que tinha que ler os dados de 2 sensores e qdo o valor dele ficasse abaixo do setpoint, o arduino deveria desligar desligar o rele e, depois de x segundos abaixo desse setpoint ele deveria liga-lo...

A respeito do hardware é como eu disse: é um eletroímã, uma bobina enrolada em um pino de metal, uma perna da bobina está ligada no GND e a outra na porta A1 do arduino.

Ah... outro detalhe, foi colocado uma ponte retificadora para converter a saída do eletroímã de AC para DC.

Abraço.

Ponte de diodos e que mais?

Boa noite, tentamos com capacitor e resitor tbm... mas não me lembro dos valores.

Tens um osciloscópio?

Chamas a isto método cientifico? Experimentaste,, mas não te lembras do que experimentaste?
De onde vem a tensão AC? Que tensão é essa?

Boa tarde!

Não foi usado osciloscópio. Não me lembro dos valores porque não fui eu que fez a parte elétrica/eletrônica.
A tensão AC vem do eletroímã... ele gera a tensão AC quando o imã passa por ele.

Att.

Tente equacionar o problema.
1 teste o code ou post aqui para que possamos avaliar
2 depois vamos ver se o hardwere e compativel com o code

A tensão AC vem do eletroímã... ele gera a tensão AC quando o imã passa por ele.

Ok vou considerar isso como um dinamo ja que o funcionamento é semelhante ao que descreves.
No entanto dizes que retificaste o sinal AC que sai do teu dinamo e o ligas ao teu ADC.Como garantes que nao vais fritar a entrada do teu ADC?
Penso que exceder os 5V retificados nao deve ser dificil se rodares ou passares o teu imagem com uma frequencia elevada.Nota que o teu ADC apenas tolera 5V!

Porque é que tem que ser ligado na entrada analógica? O que descreve parece ser um sensor de velocidade de uma roda (conta rotações), ou algo parecido. Se é essa a ideia, apenas precisa de saber se a tensão é próxima de zero ou se é um valor bastante mais alto que zero (e nessa altura sabe que o imã está próximo e que a roda deu mais uma volta). Este tipo de sinal pode ser ligado a uma entrada digital (pode ter que ser amplificado antes da ligação).