Estou com um problema no sensor de umidade, o HL-69, ele está super aquecendo MUITO, chega a queimar a mão se deixar um tempo, e também no monitor serial no computador não chega a 1023, fica 1008, 1009, 1007, e não passa disso, mas se eu colocar no solo úmido o valor muda normalmente, mas quando eu tiro ele volta para essa parte.
Já troquei as entradas, a única que não troquei (não tem jeito) é a de 5V, ainda não troquei o módulo do sensor pq ainda não consigo comprar um outro.
Eu gostaria de saber se pode ter algum problema no arduino.
Pergunta que já vou responder:
Já testei o arduino sem o sensor e funcionou normalmente (não utilizei o pino de 5V) mas os outros sim.
Eu usei ele 2 dias atrás e estava funcionando normalmente. Não sei o que houve...
Seria interessante nos mostrar o esquemático de ligação do seu circuito e uma foto de como as coisas estão montadas. Partes de circuitos que superaquecem sem que isso fosse esperado sugerem curto-circuito em algum lugar. A única coisa ligada ao Arduino é o sensor? Esse sensor é novo ou você já vinha usando ele há algum tempo?
E a pergunta que eu gostaria de fazer é: O curto circuito pode ter sido no módulo do sensor ou no próprio arduino? O arduino está normal, quando não uso o sensor funciona normalmente, e com o sensor tbm, só q superaquece, será que tem algo a ver com o pino de 5V?
Quem superaquece é o terminal do sensor, a placa do sensor ou o Arduino?
O plug da bateria de 9V está ligado a que pinos do Arduino? Quando há superaquecimento a bateria está ligada?
O sensor já veio com os pinos soldados?
Dicas que não têm a ver com o problema em si:
Percebi que você usou o fio vermelho para o sinal, o preto para o 5V e o marrom para GND. Convencionalmente usa-se o vermelho para o "+" (5V) e o preto para o "-"(GND). Recomendo que você adote esse padrão. Ajuda você a se organizar no circuito e a outras pessoas que olharem ele também.
Se a sua intenção é usar o sensor desconectado do computador (é o que sugere o plugue para a bateria de 9V), não há necessidade de usar o pino analógico. Você pode usar o pino digital do sensor (D0), ajustar o valor de corte no trimpot azul e usar o LED de referência para saber se o solo está seco ou não. Nesse caso, é interessante também estudar como colocar o Arduíno no modo sleep. Além de não ser necessário ler continuamente o valor do sensor, vai evitar que seu circuito consuma muita bateria.
Quem superaquece é a placa do sensor, a placa Inteira queima (não literalmente), está soldado nos pinos GND e VIN, já vieram soldados pois é de um kit de horta, para ficar exposto um tempão, e para ter bateria, mas isso não tem interferência, tanto na bateria quanto no computador tem o mesmo problema de superaquecimento. E por fim, pode deixar, vou organizar melhor os fios.
Abaixo segue o esquemático de um sensor igual ao seu.
Como ele tem poucos componentes, se voce tiver um pouco de experiência em eletrônica, fica fácil determinar o que está em curto.
Mas o mais provável é que seja o CI LN393.
O CI só é necessário se voce for usar a saída digital.
Se for usar só a analógica não precisa do modulo, pode ligar o sensor direto na entrada analógica do Arduino. Basta ligar um resistor de 10K e um pequeno capacitor.
Veja no esquemático como estão ligados o resistor e o capacitor.