Problema desafio Arduino + Servo - Ajuda

Bom dia Pessoal, Tudo bem ? Estou cursando ciências da computação e hoje meu professor passou um desafio para ser programado com os seguintes componentes:

• 1x Arduino UNO
  • 1x Servo Motor
  • 1x Sensor Capacitivo

Segue a problemática: Existe uma sistema automático que faz a faca ir da esquerda para a direta, a faca está presa em um suporte cujo mesmo está conectado em um servo motor que consegue altar a sua altura ( Cima e baixo ), do outro lado um sensor capacitivo que identifica a distancia da faca até a carne em 1cm. O problema é que a carne é irregular, quando a mesma aumenta o tamanho a faca deve levantar para manter o 1cm de diferença e quando desce a faca deve descer para manter a distancia ( 1cm de diferença ). O Sensor capacitivo apenas identifica quando está a 1cm, porem se estiver a menos ele mantem o sinal positivo, ou seja, precisa ter uma programa que fica mandando levantar e descer continuamente para ficar na transição entre aceso e apagado o led ( Sinal do sensor ) e quando a carne aumenta o tamanho ele tem que continuar os 1cm Acredito que igual aqueles carrinhos que segue linha ( muda 1 graus para esquerda e 1 para direita, quando muda 1 graus e nao encontra começa 1-2-4-8-16, até manter a proporção )

Alguém poderia me ajudar com esse problemas ( Segue foto em anexo ) https://postimg.org/image/mo709fjcd/

Muito obrigado,

Atenciosamente Micheli

O que é que já fizeste??

Já pensaste em usar interrupções? Já pensaste em estruturar o código para que quando estiveres a ver se o sensor é activado, o tempo de ciclo é o minimo possível?

Já pensaste em parar o sistema quando o sensor foi activado e deixou de ser activado?

Fiz o segiunte codigo, aparentemente da certo porem parece esta meio bugado, nao sei.
Quando o sensor ve a carne sobre e quando nao ve desce e fica subindo e descendo sem parar
O que acha ?
Tem como melhorar ?

#include <Servo.h>

// Variaveis que não muda