Problema em gravar Bootloader em um Atmega168

Olá para todos,

Bem, eu estou tendo um problema para gravar o bootloader em um Atmega168 utilizando um Arduino Duemilanove e um programador paralelo, que peguei no próprio site do arduino, a linha de 5V, do prgramardor paralelo, eu ligo no Arduino mesmo e alimento ele pela USB, só que é retornado o seguinte erro:

avrdude: AVR device not responding avrdude: initialization failed, rc=-1 avrdude: Yikes! Invalid device signature. avrdude: Expected signature for ATMEGA168 is 1E 94 06 avrdude: AVR device not responding ***failed; avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000 0x00 != 0x07 avrdude: verification error; content mismatch

Obs: Uso Windows XP.

Fiquei o dia todo procurando sobre esse problema na internet, porém não obtive nenhum sucesso. Eu peço ecarecidamente, se alguém conhecer alguma solução para este problema, me ajude.

Desde de já agradeço a ajuda de todos.

Um abraço.

Se tem o programador paralelo porque tem o chip na placa do Arduino?

Eu liguei o programador paralelo no conector ICSP do Arduino.

O problema poderia ser o fato de eu estar usando o próprio Arduino para gravar o bootloader? Eu teria que montar o microcontrolador em um protoboard para fazer a gravação?

Eu tive o mesmo problema há um tempo atrás... pelo que pesquisei, infelizmente é difícil mesmo conseguir gravar o Atmega168 pelo gravador paralelo =/

Aliás, desisti de gravar com o programador paralelo na ocasião...

ICSP é o método mais simples de gravação, mas já é problemática por natureza (nem sempre funciona), quando o caso é a porta paralela do pc ainda piora...

Dá uma pesquisada no forum internacional, eu lembro de ter achado um tópico bom sobre o assunto, mas faz muito tempo.

Lord, a única certeza que posso te dar de momento, é que o cabo paralelo funciona corretamente, pois eu também tinha as mesma duvidas que você, fiz o meu programador paralelo, espetei no icsp e gravou normalmente.

Uma coisa que vi por ai, é que a porta paralela dependendo do sistema operacional e hardware, pode não ter a voltagem necessária para a operação, ai é necessário fazer algumas modificações no gravador (remoção de alguns resistores)

Poxa, desculpa não poder ajudar mais, eu até procurei uns links mas não achei nenhum das antigas, preciso dar uma atualizada nos meus favoritos auuhaeuahe

Bem, eu precisava gravar esse bootloader com urgência, vocês conhecem, sugerem alguma outra forma simples de preferência que tenha como ser implementada manualmente, pois tenho muita urgência mesmo.

já que você tem urgência, e já tem o gravador paralelo, você não tem um outro computador (de preferencia que seja mais antigo) para tentar fazer a gravação?

vou fazer um teste agora em um PC mais velho e já te respondo.

Não gravou nada, continua dando erro :'(

Poxa, tem algo errado entao, e bem errado, pois o sistema funciona, será que nao montou o programador errado? ja deu uma conferida? o que eu fiz e funcionou foi esse primeiro (DAPA-Programmer) http://www.dl1dow.de/inhalt/arduino/bootloader/e_arduino_bootloader.htm , usei os mesmo valores dos resistores (pois existe umas variações pela internet)

Da uma conferida

Jogando no Google o que aparenta ser o principal erro ("avrdude: Expected signature for ATMEGA168 is 1E 94 06"), apareceu esse tópico daqui do fórum mesmo: http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1216400271/all . Esse post, mais especificamente, parece ter uma solução: http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1216400271/8#8 .

Já testou algo parecido?

Acabei de testar aqui, se vc tirar o programador da porta paralela, e tentar gravar ele da esse mesmo erro, por isso pedi pra vc dar uma confirmada no gravador =)

Olá, eu tambem nao consegui usar a porta paralela e entao usei o metodo do site abaixo, facil, rapido e muito mais simples, funcionou de primeira. antes passe algumas informações para nós,

Ajustou a configuração na bios da porta paralela para ECP?

Está usando a IDE do arduino para gravar o bootloader? --tente usar outro programa para gravar, eu usei o programa deste site junto com o avrdude http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html

qualquer duvida posta ai...