Problema nas portas

Eu estava ligando 3 motores de passo ao arduino, quando um colega meu inverteu os fios da fonte ligados no CI, assim ele jogou 12V nas portas. Percebi que o motor não era mais acionado por essas portas, peguei um led e comecei a testar porta por porta, e descobri q as 12 portas que estavam sendo usadas não conseguem jogar mais que 2,5V no digitalWrite "HIGH", as 12 portas sao justamente PWM, tenho um arduino MEGA 1280. Será que as portas foram queimadas?

É bem provável que sim.

Fala Matheus,

O Arduino tem diodo de proteção na alimentação, fora isso tem que tomar cuidado mesmo pois este tipo de vacilo é bem comum, eu não precisei de amigo pra fazer isto por mim uma vez... eu mesmo danei com tudo :)

Independente se a saída do arduino tem capacidade para alimentar o motor que estiver usando, mesmo assim o melhor mesmo é ligar as saídas do Arduino em transistores controladores e nas saídas dos transistores ligar diodos para proteção. Como falei, mesmo que a saída do Arduino "aguente" a corrente necessária, os motores podem produzir corrente reversa "flyback", que pode ser alta e queimar o controlador de qualquer forma... então pra evitar o melhor é como falei, eu pelo menos só faço assim.

Valeu !!