Problemas ativando relé ao ligar o arduino.

Bom dia, estou com um problema quando eu ligo o arduino, primeiro vou postar meu código que é muito simples.

void setup()
{
  pinMode(10, OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  if(Serial.available())
  {
    int rele10 = Serial.read();
    if(rele10 == '1')
    {
      digitalWrite(10,HIGH);
    }
    else if(rele10 == '0')
    {
      digitalWrite(10,LOW);
    }
  }
}

Bom quando ele liga o arduino ele faz a verificação que esta no loop e abre ou fecha o relé, teria alguma forma de quando ligar o arduino ele não passar por esse loop e só ativar quando eu der o comando 0 ou 1 ?

Obrigado.

no arduino não podes escapar do loop.

o que podes fazer é:

char test;
void setup()
{
  pinMode(10, OUTPUT);
  Serial.begin(9600);

while ((test = Serial.read()) != '0');//isto prende o programa até enviares um '1', mas não deve ser isso que pretendes, ou é?

}

void loop()
{}

isto prende o programa até enviares um '1', mas não deve ser isso que pretendes, ou é?

Uma ligeira correçao.Ira ficar a espera ate lhe enviares um '0' da maneira que o codigo esta.

Obrigado, às seis da manhã são poucos os cérebros que funcionam correctamente. :blush: lol

Então o fato é que, se o rele estiver aberto, ele ta em 1 se ele estiver fechado em 0, quando liga o arduino ele faz essas 2 verificações automaticamente, o que esta ligado desliga, e o que esta desligado liga, não sei se resolveria esse código mas podemos tentar.

Bom tou a ficar bastante confuso com o que pretendes.Penso que pode ter uma abordagem diferente, Explica o que queres fazer na pratica.
Qual e o objectivo de verificares o estado do rele?

Bom primeiramente agradeço a paciência, bom como eu ia dizendo não quero verificar o estado dos reles, apenas criar algum código de modo quando eu ligasse o arduino na energia ele não passasse pelo loop, pois quando ele passa pelo loop ao ligar o arduino ele faz a verificação do estado dos reles, os que estão ligados desligam, e os que estão desligados ligam, é somente isso que eu quero ter uma ideia.