Problemas com gravação

Pessoal, existe algum problema em gravar o sketch com os pinos conectados? poxa, sempre que vou testar algo preciso tirar tudo as porta. Por exemplo, estou testando uns led aqui, e ele nao grava, dai tiro tudo os fio da protoboard, dai ele grava. Alguem ja viu isso?

Se você estiver com os pinos 0 e 1 , RX e TX, do arduino com outros componentes ativos, sim, ele poder atrapalhar no Upload dos sketchs.

Pow, então é isso.

Sabia que o 13 era o pino 13, quer dizer então que o RX e TX são 0 e 1 respectivamente? por que meu led da porta 1 tava piscando, e o TX tambem, achei estranho.

Outra coisa, meu LM ta esquentando bastante, se eu ligar 1 led em cada porta (13 leds) num atmega8 da pra brincar a vontade certo? estou ligando resistores de 220R entre o led e a porta, like this:

Mas valeu, ja esclareceu bastante =)

qual o tipo de led? super bright?
depende do consumo total.

são leds de 5mm 1000mcd

super bright? de qualquer maneira, deve ser uns 20mA, o Arduino dá conta!

Não são super bright, estranho que o regulador esta esquentando bastante, e depois do 5º led ele para de piscar (meu sketch fica dando HIGH e LOW a cada 1 segundo)

Vou dar uma olhada aqui direito, mas valeu por tirar a minha duvida, acho que pouca gente que começa sabe desse esquema da porta 1 e 0.

Valeu =)

que fique claro, você pode utilizar essas duas portas 0 e 1, mas não pode mais utiliza-las como as portas RX e TX de comunicação serial e vice-versa!

O regulador do Arduino se não me engano suporta 100mA, então você pode ligar no maximo 5 leds de 20mA e mesmo assim o regulador esquentaria bastante :stuck_out_tongue:

O que dá pra fazer, é reduzir essa corrente para uma mais baixa colocando resistores em série com os leds, ou alimentar via USB / Serial / Fonte externa.

Eu sempre alimento via USB quando preciso fazer testes com leds, lcds, etc e sempre dá conta.

Mas acho que 5mA são suficientes para acender (quase) todo tipo de led, lembrando que a queda sob o led é de aprox. 0.7V, então para 5mA:

R = U/I
x = (5 - 0.7)/0.005
x = 860 ohm

Dá pra substituir por resistores de 820 ohm que são facilmente encontrados

Caramba, tenho muito o q aprender aqui ainda, ja aprendi 2 coisas massa hoje aeuaehue

Quer dizer então que para eu ligar os meus 13 leds, posso dividir meus 13 por 100mA = 7 (redondo). Para calcular a resistencia necessaria:

R = U/I
x = (13 - 0.7)/0.007
x = 1K7ohm

É isso? ou passei longe? =)

Não,
esta é a lei de ohm Lei de Ohm – Wikipédia, a enciclopédia livre
U é a voltagem do circuito que no caso é a voltagem de alimentação menos a queda de tensão do led, 0.7.
A conta que o Osias fez foi para calcular qual o resistor para limitar a corrente para 5mA em cada led.
Se você ligar 13 leds com essa mesma resistência terá 13*5ma = 66mA no total o que esta dentro dos 100mA que o arduino sustenta

haha, não, esta conta que fiz é a lei de ohm (U = R . I)

Pode ligar com resistores de 1K que irá funcionar. A corrente será igual à 4,3mA para cada led, somando os 13 leds, você terá 55,9mA de consumo total e mais alguns miliamperes que o próprio Atmega consome.

Infelizmente não dá para usar resistores muito grandes, pois se a corrente (que é inversamente proporcional) é muito pequena o led pode não acender, ou acender com pouco brilho, e não é nem um pouco recomendável trabalhar no limite do especificado, ou seja, se suporta 100mA, tente trabalhar com no maximo uns 80mA e isso em casos realmente necessários, ou para pequenos testes.

aeuhae então eu só havia entendido uma coisa, mas agora tenho certeza que aprendi duas. Então quanto menor o resistor, melhor, respeitando os 100mA, e a formula foi só para confirmar que irá respeitar os 100mA =D

nossa, eu não sei se expliquei bem auehauhe mas entendi, vou trocar os resistores e já digo =D

Valeu pela paciência Osias e Radames =)

É isso mesmo Bruno, quanto mais corrente (menor resistor), mais brilho, porém sempre respeitando o limite da sua alimentação, no caso o LM7805 (certo?) e a corrente que o próprio led suporta, que não deve ser mais que alguns mA.

Disponha.

Perfeito, todos funcionou, e realmente como era de se esperar, os leds ficaram mais fracos, mas ainda assim, muito bem iluminado.

Sempre fui programador, e desse jeito acho que vou aprender bastante de eletrônica, já conheci um pouco da famosa lei e omns =)

Obrigado mesmo, funcionou perfeito!

Ah, por questão de histórico, e porque eu já vi que a comunidade é bem amigável, segue o vídeo do resultado e algumas fotos =))

100% =)

http://picasaweb.google.com/scorninpc/BinaryClock