Problemas com o sensor ultrassónico jsn-sr04t

Estive testando o sensor ultrassónico jsn-sr04t e tudo aparentava estar funcionando relativamente bem. enquanto realizava algumas medições com meu codigo, percebi que havia pequenas variações que não estavam sendo corrigidas pelo codigo, então notei que havia uma espécie de potenciômetro na placa do sensor e decidi tentar move-lo vagarosamente, na tentativa de tentar algum tipo de calibragem. Porém, depois que realizei esse teste o sensor parou de apresentar valores de medições concretas e começou a apresentar valores iguais (0 ou 22 centímetros) independente do quanto eu afastava o sensor do objeto. Existe alguma maneira de reverter esse problema?

Hi @caio_victor

If what you call a potentiometer is the one marked by the red circle, you are totally wrong.
This is an adjustable core transformer (T1).
Probably in this module this core is responsible for the tuning frequency.
By moving the core (this one with the slit), you changed the tuning frequency. Adjustment is very sensitive.
Try to make small adjustments by watching the distance result,
But do not use metal screwdrivers to make this adjustment as the metal of the screwdriver will change the reading result during the adjustment.
Use some polymer or wood screwdriver.

RV mineirin

Olá @caio_victor
Se o que você chama de potenciômetro é o que está marcado pelo circulo vermelho, você está totalmente engando.
Isto é um transformador de núcleo ajustável (T1).
Provavelmente neste módulo este núcleo è responsável pela frequência de sintonia.
Ao mover o o núcleo( este com a fenda), você alterou a frequência de sintonia. O Ajuste é muito sensível.
Tente fazer pequenos ajustes observando o resultado de distancia,
Mas não use chaves de fendas metálicas para fazer este ajuste pois o metal da chave de fenda vai modificar o resultado da leitura durante o ajuste .
Use alguma chave de fenda de polímero ou madeira.

RV mineirin

Schematic

hello @ruilviana

Thanks for your answer, I really appreciate the attention and the amount of detail you gave me. I performed some tests again, including those you also indicated, and I ended up managing to recalibrate the sensor and it is already working correctly.

Best regards, Caio Victor.

Olá @ruilviana

Obrigado pela sua resposta, agradeço muito a atenção e a quantidade de detalhes que me passou. Realizei alguns testes novamente, inclusive foram os que você também indicou, e acabei conseguindo recalibrar o sensor e já esta funcionando corretamente.

atenciosamente, Caio VIctor.