Problemas com relé 5v (Iniciante)

Olá a todos.

Meu nome é Matheus, e gostaria de começar dizendo que fui introduzido ao Arduino por um professor de faculdade - que passou um trabalho em grupos para o final do semestre voltado ao desenvolvimento de algo que utilizasse a placa e seus componentes.

Com uma ideia em mente, pesquisei exemplos semelhantes na internet, e com a orientaçaõ do professor, fui aprendendo mais sobre a placa, as peças que deveriamos usar, e principalmente, como conectar tudo.

Mas os testes não tem saido muito como o esperado.

Vamos focar nas principais peças do veículo:

• Placa Arduino UNO R3;
  • Driver Shield L293D;
  • 2 Motores DC;
  • Bomba d'água;
  • Módulo Relé 1 canal 5V (Para controlar o acionamento da bomba)

O principal problema no caso tem sido o relé.
Tem horas em que ele simplesmente desarma antes do tempo esperado (desligando assim a bomba), muitas vezes assim que o comando para seu acionamento é executado; isso acontece mais conforme programamos o relé para manter a bomba ligada por menos tempo.
Além disso, até agora não conseguimos fazer com que ele funcionasse junto com os motores DC (Sempre desligando tudo na hora em que era acionado).
E ele só permanece "ligado" quando a placa está conectada no USB, mesmo com a gente usando duas baterias de 9v como alimentação.

Tentamos algumas medidas que amenizaram o problema, mas ainda assim ele não está 100% confiável.

Vou incluir algumas fotos para terem uma ideia de como essas peças estão organizadas e conectadas.
OBS: A outra bateria é conectada diretamente no Driver Shield, mas ela não está ai nas fotos pois o adaptador dela quebrou.

Há alguma ideia do que pode estar fazendo o relê desligar sozinho em certos momentos?
Como podemos contornar esse problema?
Ou mesmo buscar sugestões alternativas para que esse nosso projeto dê certo?

Bem,
De qualquer forma, espero poder contar com a ajuda de vocês com esse trabalho que parecia simples, mas que tem quebrado minha cabeça ultimamente.
Estou aberto a perguntas, comentários e sugestões.

Para que possamos ajuda-lo é importante que conheçamos seu projeto.

Para isto publique 2 coisas muito importante.
1 Esquemático de fiação do seu projeto (nada de frizing);
2 Usando as tags code >, publique o codigo do seu projeto.

De antemão já posso afirmar que este tipo de bateria não é recomendada para projetos com motores, já que ela tem uma capacidade baixa de fornecimento de corrente.
Sugiro o usos de baterias AA em serie .

This topic was automatically closed 180 days after the last reply. New replies are no longer allowed.