Olá a todos. Tudo bem?
Eu sou um estudante de Ciência da Computação, e recentemente tenho feito um robô seguidor de linha usando uma placa Arduino Genuíno Uno, e uma motorshield L293D.
No caso para alimentar toda a estrutura, eu liguei a placa arduino na porta USB do computador, enquanto eu alimentei a motor shield com uma pilha de 9V por meio da entrada externa da motor shield. Sim, eu retirei o jumper para liberar a alimentação externa, mas uma coisa estranha aconteceu.
Quando eu ligo a bateria 9V na motorshield, o LED dela acende uma beleza. Mas quando eu conecto a placa Arduino na porta USB do computador, o LED da motorshield fica mais fraco, começa a fazer um barulho, e os motores DC 3 - 6V giram com uma certa fraqueza. Na maior parte dos casos eu tenho que girar o motor por conta própria para que ele gire sozinho. E por cima de tudo, a medida que o tempo passa, os motores ficam mais fraco até não conseguirem rodar mais.
O que vocês acham que é? Problemas com superaquecimento, defeito na motor shield ou no Arduino, ou falta de tensão ou corrente elétrica?