Programaçao de sensor de temperatura

Bom dia.
Estou agora a começar de mexer no Arduino (tenho um Arduino Mega). Estava a tentar criar um circuito que lia uma temperatura de uma sala e quando a sala estivesse demasiado quente o arduino activava uma ventoinha para a arrefecer e quando a sala estivesse demasiado fria o arduino activava um termo para aquecer a sala.

O meu problema é que eu fiz o detector de temperatura com um transístor, valendo-me do facto de saber que na configuração em que montei o transístor tem uma variação de -2mv/cº.

Ora liguei o transístor num dos pinos de entrada (analógica) da placa e comecei a tentar programar a recepção de dados do termómetro ... não consegui... :frowning: :frowning: :frowning:

Alguém me pode dar uma ajuda para a programação dos valores lidos pelo termómetro!?

Desde já o meu muito obrigado a todos.

Acho que vão ser necessárias mais algumas informações para te ajudar... Posta o sketch que vc está utilizando e o modelo do transistor que vc está usando...

Bom, vou fazer um código aqui que pode ser util

#define psensor 0 //numero da porta analogica onde esta o sensor

void setup(){

Serial.begin(19200);

}

void loop()
{
   int val;
   float temp;
   val = analogRead(psensor); // val recebe valor do sensor de
                                         //  temperatura
   temp = convert(val);
   Serial.print("Temperatura: ");
   Serial.println(temp);
   delay(100);
}

float convert(int valor){

return valor * 2.4438; // converte o valor do ADC para temperatura

/* 5000mv/(1023*2mv/cº) = 2,4438. fator de conversão do inteiro para temperatura

*/

}

Muito obrigado pela dica.

Amanha vou experimentar e depois digo se funciona.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Cara,
você tem a especificação do transístor que você está usando? posta aí pra gente dar uma olhada.
Nunca trabalhei com transístor que mede a temperatura, mas com um PT100 (que é outro sensor de temperatura) é preciso muito cuidado com a impedância de entrada, senão você mata o sinal.
Com o PT100 e outros tipos de sensores que geram sinal muito pequeno (por exemplo eletrodos de pH) usa-se um ou mais de um, Amplificador operacional.
Você está conseguindo medir o sinal no voltimetro?
Se não estiver pode ser a impedância mesmo.

Em primeiro lugar peço desde já desculpas por nunca mais ter respondido...tenho tido pouco tempo para vir ao forum.Para dar resposta ao que foi perguntado: o transístor que utilizei é um vulgar transístor de sinal...no meu caso utilizei o BC547.A configuração por mim utilizada foi: uma resistência de Vcc á base.Uma resistência de Vcc ao colector..e o emissor ligado à massa.A saída é no colector do transístor..Assim, tenho o transístor polarizado e sensível às variações de temperatura (com a relação de -2mv/ºC).
Não tenho tido muito tempo para pegar neste projecto mas penso que para a semana já o consigo ter pronto.Nessa altura disponibilizarei os esquemas de montagem e o código utilizado na programação do Arduino para que, quem quiser, poder dar o seu comentário e/ou dicas para que eu possa melhorar em projectos futuros.

Ps.: Esqueci-me de dizer que o transístor funciona bem como termómetro e que consigo fazer a leitura das temperaturas, apesar de estas virem afectadas com um erro grande...contudo esse erro está a afectar todas as leituras podendo ter sido algum valor mal programado.

O meu muito obrigado a todos.

neste site tem uma aplicação destas que você esta propondo, BOL - Brasil Online, a que se ter em mente a linearidade da medição, até!!