Projeto Arduino BB UNO R3 + SENSOR MQ9

PORTUGUÊS

Boa noite pessoal.

Meu nome é Guilherme, estou no último semestre de Engenharia da Computação e estou com dificuldade em meu Trabalho de Curso. Sei que o prazo é curto, tive outras ideias no caminho e acabei me enrolando com o prazo. Mas toda ajuda é bem vinda!!

-> A minha ideia é a seguinte, preciso coletar os dados de um determinado modelo de carro X em uma determinada escala Y e comparar o que vou obter através do sensor MQ-9. Por exemplo:

-> Medir a emissão de poluentes de um Onix 1.0 abastecido com Gasolina, na faixa de 0 a 20 mil, 20 a 40 mil, 40 a 60 mil, 60 e 80 mil, 80 a 100 mil km rodados.

-> Medir a emissão de poluentes de um Onix 1.0 abastecido com Etanol, na faixa de 0 a 20 mil, 20 a 40 mil, 40 a 60 mil, 60 e 80 mil, 80 a 100 mil km rodados.

-> Para isso devo consultar essas empresas de vistoria que medem o nível de poluentes dos carros movidos a GNV, acredito que eu consigo acesso a máquina e tal apenas para fins didáticos... Feito isso, devo montar uma planilha e um gráfico.

-> Eu adquiri um kit iniciante que vem a BlackBoard UNO R3 e comprei 2 x sensor de gás MQ-9. A dificuldade está em interpretar aquele Datasheet pois parece que o sensor precisa trabalhar em 1.5 V para detectar o CO. Para CO2 já é outro valor etc. Isso você encontra no Datasheet. O problema é que não consigo montar um código que relacione aquelas informações com o que preciso saber. Lá você encontra a concentração em relação a ppm, em relação a temperatura etc...

Gostaria de saber se alguém possui experiência com esses sensores e como faço para interpretá-los, e se alguém possui algum código "mastigado", isso me ajudaria muito, pois devo montar uma própria escala e comparar com a tabela que eu vou obter através de pesquisas com o carro X.

Muito obrigado e boa semana a todos.

ENGLISH

Good night people.

My name is Guilherme, I'm in the last semester of Computer Engineering and I'm having a hard time in my course work. I know the deadline is short, I had other ideas on the way, and I ended up getting involved with the deadline. But all help is welcome !!

-> My idea is the following, I need to collect the data of a certain car model X on a certain Y-scale and compare what I get through the MQ-9 sensor. For example:

-> Measure the emission of pollutants from an Onix 1.0 fueled with Gasoline, in the range of 0 to 20 thousand, 20 to 40 thousand, 40 to 60 thousand, 60 and 80 thousand, 80 to 100 thousand kilometers.

-> Measure the emission of pollutants from an Onix 1.0 stocked with Ethanol, in the range of 0 to 20 thousand, 20 to 40 thousand, 40 to 60 thousand, 60 and 80 thousand, 80 to 100 thousand kilometers.

-> For this I must consult these companies of survey that measure the level of pollutants of the cars moved to NGV, I believe that I can access the machine and this just for didactic purposes ... After that, I must put together a spreadsheet and a graph.

-> I got a starter kit that comes to BlackBoard UNO R3 and bought 2 x MQ-9 gas sensor. The difficulty is in interpreting that Datasheet because it looks like the sensor needs to work at 1.5 V to detect the CO. For CO2 it is already another value. You can find it in Datasheet. The problem is that I can not put together a code that relates those information to what I need to know. There you find the concentration in relation to ppm, in relation to temperature etc ...

I would like to know if anyone has experience with these sensors and how do I interpret them, and if someone has some "chewed" code, this would help me a lot, as I should build a scale and compare with the table I am going to get through searches with the X car.

Many thanks and good week to all.

Olá,

O sensor deve ter um datasheet,

Uma observação, se seu curso não é tão dominante no hardware (eu fiz engenharia elétrica com habilitação em eletrônica) então talvez seja mais viável utilizar algo já pronto ou montado. Montar um projeto legal, de hardware, geralmente leva uns 6 meses, sem tempo fica bem complicado fazer este tipo de coisa,

Sugiro que você procure colegas da faculdade que tenham conhecimento em hardware para te ajudar, de preferência o curso de eletrônica, que foca justamente nisso, pois duvidas podem surgir, e uma explicação presencial pode ser muito mais compreensível.

Boa sorte!