Projeto de tcc Duvida

Bom estou fazendo um projeto de tcc para a minha faculdade e usarei alguns componentes.
Gostaria de saber pelas pessoas com mais experiencia se esses componentes funcionaram corretamente com o uso do arduino.

Versão do Arduino que irei usar é a Arduino Uno Rev 3;

Vou usar provavelmente 3 baterias de 3,7v contento 6800mah cada, colocando em serie, totalizariam 11,1v e 20400mah;

Um sensor indutivo “faceado”; (gostaria de saber se o modelo PS4-12GP50-N5 [em anexo] funcionaria corretamente no arduino e como ficaria a ligação utlizando o arduino?)

Tela de lcd 16x2; (posso utilizar a tela para apresentar váriaveis?)

Attenciosamente

André

PS4-12GP50-N5.pdf (58.2 KB)

andre162:
(...)
Vou usar provavelmente 3 baterias de 3,7v contento 6800mah cada, colocando em serie, totalizariam 11,1v e 20400mah;
(...)

Isto está errado. Para uma ligação em série resultará 3x3,7=11.1V e 6800mAh, não 20400.

andre162:
(...)
Um sensor indutivo "faceado"; (gostaria de saber se o modelo PS4-12GP50-N5 [em anexo] funcionaria corretamente no arduino e como ficaria a ligação utlizando o arduino?)
(...)

Não conheço, por tanto vou deixar esta questão para outro utilizador.

andre162:
(...)
Tela de lcd 16x2; (posso utilizar a tela para apresentar váriaveis?)
(...)

Sim, pode ser mostrado o que quiser, portanto se quiser mostrar variáveis, sim, também o pode fazer.

andre162:
Um sensor indutivo "faceado"; (gostaria de saber se o modelo PS4-12GP50-N5 [em anexo] funcionaria corretamente no arduino e como ficaria a ligação utlizando o arduino?)

Fica uma ligacao complicada... Tens de adaptar a tensao desse sensor (os 11,1V) para algo mais amigavel para o Arduino (5V maximo). Um opto-isolador e uma possibilidade para fazer isso.

Acho que esse sensor não seria o ideal . Tem alguns modelos que são DC 12v (tensão próxima utilizada 11,1).

Esse esquema mostra como pode ser ligado um de 2 fios que entrega 5 volts para uma porta digital.

Para alimentar o arduino com suas baterias utilize um regulador comum LM7805 .

Boa sorte ! :grin:

Poderia se utilizado em um pino de porta analogica em vez da digital?

Sim... mas nao consideres o circuito em baixo como seguro... divisores de tensao sao muito bons para provar conceitos, mas nunca para baixar tensoes deste genero.

Entendi. Bom meu coordenador deu opinião de baixar a tensão usando um aplificador operacional, mas não entendi porque ele usou um transistor modelo BC548.

Eu montei um circuito abaixo de como seria o meu projeto fisico.
Os 11v vem das pilhas recarregaveis.
Como o sensor precisa de 10 a 30vdc eu mando direto 11v das pilhas para ele e transformo o sinal com o regulador de tensão para 5v, para que o arduino possa trabalhar sem problemas.
O modulo lcd 16x2 tem apenas 4 fios porque vou está usando um com comunicação L2C que utiliza apenas dois cabos para se comunicar com o Arduino.

A duvida seria, está certo mandar 5v para portas analogicas (linhas laranjas)?
O pino Reset tem a mesma função do botão reset na placa do arduino? E está certo mandar 5v para aciona-lo?
O comando para ler uma porta analogica é esse?

sensor = analogRead(0);
botaopausa = analogRead(1);

Bom, antes de mais parabens por fazeres um desenho bom e nao usares aquela ferramenta da Disney que chamam de fitzring.

Depois, se nao sabes como baixar tensao com um amplificador operacional, se calhar deveras voltar a rever o que te foi ensinado em electronica...

Se eu fosse o teu professor (e estou a super que estas a aprender electronica), tirava-te uma grande parte da cotacao precisamente por nao contemplares um optoacoplador para esta situacao.
Nota que nao estou a dizer que tenhas de utilizar um, mas deves poder argumentar porque e que um nao foi usado e usaste duas resistencias.

Relativamente ao teu esquema... acho que o que tens nao vai funcionar. Estas a ligar 5V directamente no pino de entrada do Arduino.

Bom creio que devo ligar entre 7 a 10v no pino de alimentação, 8 volts deve bastar.

• Tensão de funcionamento: 5V;
  • Tensão de entrada (recomendada): 7-12V;

Fonte: Usinainfo

Desconheço essa ferramenta da Disney kkkkkkkkkkkkk

Vou olhar uns videos para entender melhor a questão do amplificador operacional. Eu até cheguei a ver sobre o assunto nas aulas de eletrônica só que faz tempo...

Cotação seria nota? Usar optoacoplador vou ver isso também. XD

As minhas perguntas...

Se vai usar um regulador de 5V pode ligar direto no pino 5V do arduino.