Projeto: rede de sensores sem fio

Sou novo no fórum antes qualquer coisa peço desculpas por eventuais erros.
Estou cursando o 2º ano de Ciência da computação, meu grupo de estágio pretende fazer um projeto usando redes de sensores sem fios em cruzamentos em vias rápidas.
A idéia seria que sensores sem fios localizados nos semáforos indicassem a presença ou não de carros, permitindo a passagem ou não nas ruas transversais a via rápida.Os sensores devem fica a uma distancia por volta dos 5 m, pois ele estará posicionado no semáforo.
A minha questão é sobre os sensores se alguém pode me indicar qual o sensor mais adequado para o nosso projeto? Qual modelo? E qual o custo de cada sensor?
Desde já agradeço!!

Bom, conheço apenas o sensor ultrasônico, que pode detectar alterações no local, ou seja, ele mede a distância entre um objeto e ele. Daí você pode fazer o arduino perceber essas diferenças. O sensor é o ping ))) da parallax :wink:

Thedy,

Nas pesquisas em redes de sensores sem fio envolvendo tráfego de veículos, são utilizados magnetômetros.

Faça uma pesquisa "Vehicle Detection by Sensor Network Nodes"

abs,

Paulo Gonçalves

Outra duvida....
Qual seria o melhor modulo/padrão para comunicação sem fio que tenha a placa que seja conectada na usb do computador no quesito custo/beneficio????

Acho que o Xbee é uma boa opção, mas a ligação na USB, assim como a ligação no Arduino é feita através de shields.

se não tiver problema em relação a segurança da rede, dá pra usar também módulos RF (receptor/transmissor) ligados à Arduinos, sendo que um Arduino fica ligado à USB do computador.

Dá uma olhada no site da Sparkfun, e da Seeed Studio, tem seções só de equipamentos wireless com várias opções de módulos e shields.