[PROJETO] Regular peltiers

Boa tarde camaradas preciso de uma ajuda , tenho Watercooling com varios radiadores etc, no meu computador , e entao como gosto de overclockers surgiu me a ideia porque nao colocar no sistema uns peltiers ,para quem nao sabe o que é aqui fica :

ou seja aquilo de um lado arrefece bastante e do outro aquece bastante, ou seja é excelente para manter o cpu com temperaturas abaixo de 0 , e aquilo é ligado em 12 v da seguinte forma

segundo sei o cabo vermelho de 12v e o outro é o GND.

o grande problema deles estarem sempre ligados é o consumo , neste caso vao ser 3 peltiers de 231W, como tal quero algo que ajude a combater o consumo para nao estar sempre ligado e pensei num arduino.

para tal precisava de obter informaçoes acerca do pc , tive a pesquisar e em C nao ha nenhuma biblioteca que conheça que me deia-a as temperaturas do cpu , connclusao arranjei um programa que queria um TXT com as temperaturas , isto com o strtok o programa facilmente reconhece a temperatura de cada core e quando e quando chegar um dos cores a uma temperatura superior a x graus liga o peltier , ou seja ia precisar de o arduino ler sempre o txt do sistema operativo , isto é possivel , ligado por usb ?

outra coisa é como vou conseguir controlar os peltiers o que vou precisar ?

o meu conhecimento de eletronica nao é muito mas nao sei , se será fisicamente possivel isto que vou dizer.

ligar o cabo vermelho num adaptador molex ao pc os 12v e o GND ao ardoino e quando quisesse ligar activava o GND e os peltiers ligavam.

Desde ja muito obrigado , com os melhores cumprimentos,
Daniel Silva

Sim, à primeira vista parece-me possível de ser feito. No entanto, na parte do "activar o GND" o que se costuma fazer é usar um transístor numa montagem como a da figura seguinte:

em que no seu caso, iria substituir o motor pelo peltier (um transístor por cada peltier). A parte do ficheiro e da ligação ao Arduino, também pode ser feita, mas não sei se a ligação USB é e melhor forma de estabelecer essa ligação. Por outro lado, não sei se será mesmo necessário usar "sofware" nesse processo. Não seria possível retirar o próprio valor de temperatura da placa (esse sinal eléctrico deve existir algures na placa, ou então a "ordem para ligar a ventoinha"), ou então utilizar sensores de temperatura ligados directamente ao Arduino?

Boas sensores de temperatura nao seria fiavel porque como uso watercooling a temperatura ambiente , nao ia se alterar .

ja tentei procurar na board algo para conseguir ler e nao consegui .

pois mesmo as temperaturas nao encontrei nenhuma biblioteca em C tenha acesso , por isso tive que usar o Programa Real Temp que gera um log com as temperaturas actuais , teria que ter um programa no pc sempre a enviar esse ficheiro para o arduino .

em relaçao a controlar o peltier , que transmissor te referes porque eu em electrónica estou um pouco mal , so trabalhei algumas vezes

Não estava a pensar em medir a temperatura ambiente, mas sim a temperatura na superfície do processador (uma vez que não se consegue partir o processador para colocar os sensores em contacto com a pastilha). Por outro lado, pode não haver uma biblioteca em C, mas tem que haver uma forma de ter acesso a essa temperatura (se esse programa consegue é porque é possível). A mim, está-me a parecer um projecto simples, mas com muitos componentes, e portanto, com muitas possibilidades de falha, por isso, o meu conselho é que tenha um processador novo para substituir o seu quando queimar.

Em relação ao transístor, tem que ser um que suporte a corrente que vai ser injectada no peltier (se não me falham as contas serão 20A, aproximadamente). Como a corrente de controlo que o Arduino fornece é limitada (apenas 40mA), penso que o melhor deve ser usar um par de Darlington. Sendo assim, precisa de um Darlington, que aguente 20A e tenha um ganho de corrente (normalmente é referido como hfe) superior a 500.

um relay nao seria suficiente ?

por acaso vou testar o sistema num computador velho primeiro .

ja agora os peltiers sao estes :
http://www.ebay.com/itm/171449414815?_trksid=p2059210.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

desde já obrigado pela ajuda .

Eu penso que neste caso, os relés não são uma opção, principalmente por duas razões:

• os relés fazem barulho a atracar e a desatracar;
  • os relés têm um número finito de ciclos (atracar/desatracar).

Como não sei qual é a frequência com que o sistema vai ligar e desligar os dissipadores, os relés podem durar apenas uns meses. Quando os relés deixarem de funcionar, o dissipador deixa de funcionar e... puf! Para alem disso, a parte do barulho também me parece importante, porque estar sentado ao computador e estar constantemente a ouvir clack... clack... clack, não me parece que seja uma opção.

aquilo so iria ligar raramente em situaçao de overclock mais elevado devido ao consumo de energia que aquilo tem, poderá passar semanas sem aquilo ligar

o meu objetivo era tem uma coisa simples sem grandes ligaçoes mas que funciona-se .

ou existe outra coisa programável sem usar o arduino mais simples ?

Talvez um rele de estado solido?

A sugestao do Luis esta correctissima, mas a mim pessoalmente incomoda-me ver um Arduino ligado a 12V a fornecer essa corrente apenas com um transistor (ou par de) e nao um isolamento fisico, como um rele ou isolador optico.
A ideia do rele esta fora de questao pelos motivos apresentados pelo Luis.

Quando ao Arduino ler directamente a temperatura do CPU, nao da... tens de ter um software no computador a ler a temperatura e a enviar para o Arduino. Nao sei ate que ponto este sinal estara disponivel na motherboard... provavelmente teras de ter o manual da mesma para verificar.

Tens sempre esta hipotese que me parece ser a mais simples:

http://openhardwaremonitor.org/

sim seria um programa do estilo desses em java para exportar as temperaturas .
agora por partes achas a ideia do arduino vantajosa ou é melhor arranjar outra coisa?

os reles nao ia ser o barulho porque tenho a bomba de WC e ja faz algum barulho e aquilo so ia ser ativado mesmo em casos de overclock mais extremo , provavelmente ia passas semanas sem atingir temperaturas suficientes para ativar os peltiers .

entao se o arduino é uma boa soluçao o que tenho que comprar ?

se nao é melhor pensar noutra solução ?

Ok... a julgar pelo que estas a dizer isto do Arduino podera nunca resolver problema algum uma vez uqe nao sabes se o CPU atingira temperaturas suficientes para activar o elemento.

O open hardware monitor tem o programa, mas tambem te da acesso a funcionalidade para ler as temperaturas directamente dum programa teu... isto seria interessante.

No teu caso, comecaria pela parte mais dificil (para mim) que e ler as temperaturas do CPU e ser possivel de as meter na porta serie/USB. Quando isso fosse possivel, faria um programa para listar as vezes em que o elemento Peltier seria utilizado para ter uma ideia se isto e realmente algo bom de se fazer.

Antes de ligar o Peltier perto de algo electronico, daria uma vista de olhos as humidades para ter uma ideia se a condensacao nao seria um problema... Agua e electronica nao ligam.

Dito isto e olhando um pouco mais em detalhe ao que o Peltier faz, tudo bem que vais ter uma superficie fria... mas do outro lado vais ter uma superficie quente. Isto e mais calor adicionado ao sistema, podendo acabar por ser pior que um dissipador normal.

Eu creio ja ter visto uns dissipadores de CPU water cooled, um pouco como um radiador dum carro. Se calhar no teu caso isto seria mais interessante.
Tendo algo desse genero, em vez de ligares a bomba com um rele, poderias tentar controlar a velocidade/caudal da bomba mediante a temperatura. Quanto maior o caudal, maior sera (dependendo do diferencial de temperatura) a dissipacao do sistema.

Provavelmente ja e isto que tens no teu sistema... mas se nao for, e um projceto interessante... principalmente na parte de redundancias ou arrefecimento minimo e alarmes para o utilizador.

DESDE JÁ MUITO OBRIGADO MESMO PELA AJUDA.

Actualmente o meu sistema é constituído por um xeon x5650 de 2.66 com oc a 4.5ghz ou seja 70% de overclock e como sou entusiasta quero sempre mais e mais e dai os peltiers, vou precisar de passar muito acima de 1.5v , logo em testes de estabilidade os peltiers é que iam dar jeito para arrefecer o sistema .

Deixa aqui as specs do meu sistema :

Asus P6x58D premium
intel Xeon X5650
Aerocool strike army 1100W

o Sistema de WC é composto por um

Alphacool Monsta de 240mm Push pull 80mm
Phobya G-charger 360 mm push pull 60mm
Ek Supreme lt nickel plexi
Sc-600 pump

as temperaturas atualmente nao atinguem os 45º a jogar , isto com uma bomba de 120l/h, porque falta me tubo para colocar a SC-600, ou seja mesmo com a bomba em 5v vou ter o triplo do fluxo.

isto é uma ideia das temps que tinha antes de vender a bomba.

como ja referiu os peltiers tem uma parte quente e uma fria eu nao vou colocar o peltier no bloco do cpu porque gera muita condensaçao como nao vai estar sempre ligado ia estragar a performance .

ou seja vou fazer o seguinte :

-Comprar dois blocos deste :
http://www.ebay.com/itm/New-Aluminum-Cooling-Block-fr-CPU-Graphics-CO2-Laser-Cooler-Peltier-Liquid-Water-/141390248628?pt=AU_Components&hash=item20eb83fab4&afsrc=1&rmvSB=true

um vai ser colocado no lado quente e outro no lado frio.

o loop ia ficar assim para combater o aquecimento dos peltiers :

-bomba - bloco do peltier lado frio - bloco cpu - radiador 360mm- blocos pletiers quente - radiador 240mm-reservatorio .

ou seja o lado quente dos peltiers ia estar bastante fresco e com um vantagem nao preciso de andar a mexer no sistema de agua , eles mesmo desligados o sistema faz o circuito a mesma , quando ligar os peltiers arrefecem a agua ate ao bloco e depois arrefece os peltiers como a agua vai ser acabada de sair de um radiador enorme , os peltiers pouco devem aquecer , logo temperaturas bastante baixas no lado frio , e vou revestir o tubo entre o peltier e o bloco .

em relaçao as temperaturas estava a usar o real temp que geram um ficheiro logo com as temperaturas do momento por isso era o arduino ler segundo a segundo esse ficheiro.

o problema de passar dos 4.5ghz para cima é que em testes de estabilidade como prime 95 as temperaturas começam a aproximar se dos 70º e nao queria muito , porque para estabilizar preciso a volta de 1.6v +/- , e para mais esta a chegar o verao ainda pior.
a escolha de tentar um sistema de peltiers automático era mesmo essa de economia de energia porque os peltiers nao sao vantajosos por causa do consumo .

isso de controlar a velocidade da bomba tambem seria interessante porque ela normalmente esta fixa ligada a fonte a 5v ou a 7v dependendo da epoca

Ok... mas tu tens aqui um sistema em cascata... um nao implica necessariamente o outro. Ou seja:

Os peltiers vao arrefecer a agua que por sua vez vai arrefecer o CPU. Quando o CPU atingir a temperatura X, tu ligas o peltier... ele por sua vez vai arrefecer a agua... a agua por sua vez vai ter de circular ate conseguir levar a temperatura que pretendes ao CPU.

Entre o CPU chegar a temperatura que nao queres e a agua ficar realmente fria, ainda vai um pedaco. Dai que talvez seja preferivel ter os peltiers com um controlo de termostato para manter a agua a uma temperatura frescota e regulares a temperatura com a bomba. Podes tambem ajustar o comportamento dos peltiers com base na temperatura de retorno... se notares que a temperatura de retorno subitamente ficou mais quente, ligas logo os peltiers antes de todo o tanque subir de temperatura.

Os peltiers sao o melhor metodo que tens para gerar frio?

estava indeciso entre os waterchiller e um phase change mas esses iam consumir muito que nao é o objetivo e os pelters em segundos atingem temperaturas negativas.

o que poderei é usar isso e como falaste ligar isso a um termostato e verificar a temperatura de retorno.

mas nesse caso , vou precisar na mesma de um sistema que controle a bomba entre os 5 e 12v.
a nova bomba ainda nao testei mas se for silenciosa fica nos 12v e nao me preocupo mais.

uma das razoes de colocar o bloco que suporte 3 peltiers é mesmo elevar a temperatura mais rápido.

Daniel,

Eu tenho alguns Peltiers que pretendia usar num projecto e reparei quando cortas a corrente do mesmo a superficie que estava fria fica praticamente a mesma temperatura que a que estava quente a n ser que o sistema de agua consiga muito rapidamente remover todo esse calor. Também notei que a maioria deles sao chineses e a sua fiabilidade é muito fraca tenho aqui uns quantos nem aquecem nem arrefecem e todos eles funcionavam inicialmente...

o que tinhas a arrefecer o peltier do outro lado e de quantos W eram?
tinhas num pc ?

segundo li o grande problema dos peltiers queimarem é a elevada temperatura no lado quente

pois o meu vem da china :stuck_out_tongue:

tinha um dissipador de aluminio bastante grande e atençao os testes q fiz foi de 1minuto no maximo. pois eles aquecem imenso e rapido.

pois nao sei , o pessoal que tive feedback que os usava , usava peltiers de poucos W, a volta de 90w, o meu é de 231w por isso ainda deve aquecer mais se bem que um meu radiador um deles tem capacidade maxima de 400w.

tinhas isso sempre ligado?

nunca usei para nada pois conclui q a feabilidade era fraca simplesmente partilhei a minha experiencia pois poderia ser util...

Boa tarde minha gente , estou a precisar de uma ajudinha .
tenho um projeto em maos , de um/dois
peltier , e gostaria o controlar em funçao das temperaturas do pc, entao pensei num arduino estando sempre ligado ao pc a receber as temperaturas do cpu e assim .
Pergunta :

O Arduino conseguirá servir de switch para um peltier de 400W de 26A a 12V +/-?

Se sim , o que tenho de comprar .

Já existe aqui um tópico com esse tema, e por acaso até foi criado por si. Por isso, porque não retoma esse tópico e deixa de brincar com os utilizadores do fórum?