Qual hardware ideal?

Boa tarde pessoal!

Preciso de um shield para o arduino que faça a medição de velocidade, tipo: quero saber quando um veiculo está a x/h. No entanto, não posso fazer modificações nesse veiculo e, tbm tem que ser algo muito portável. Pois será um sistema que hora estará em um veiculo e, depois possa ser colocado em outro sem nenhum conhecimento técnico. Na verdade, teria que ser algo que ele (sensor) junto com o arduino fossem montados em um painel e, quando quisesse instalar em outro veiculo, simplesmente desligaria a alimentação de um e, conectaria na alimentação de outro veiculo e pronto.

Espero ter sido claro....

Obrigado desde já pessoal!

Foste claro... e vago. Uma coisa e eu dizer que quero um carro ( o que tu disseste), outra e dizer que quero um carro, com tamanho X para caber na garagem de Z, com lugares Y para caber a familia toda, com mudancas manuais, preferencialmente desta marca porque tenho pecas em desconto e se poder ser com sensores de estacionamento e camara ainda melhor...

Queres medir a velocidade dum veiculo? Ok... coloca uma camara a ler o ponteiro e um algoritmo a descodificar a velocidade por ai... um Arduino nao vai servir.

Instala um sensor, tipo um sensor de proximidade, num dos veios que rodam ( de preferencia apos a embraiagem) e calcula qual a velocidade a que o veiculo ira atraves do raio das rodas.

Instala um GPS... e calcula a diferenca de posicao e o tempo entre leituras. Tens de ter cuidado e ser rapido o suficiente para que as curvas nao influenciem as medicoes.

Arranja um interface OBD e liga o Arduino a esse interface... isto nao funciona com todos os carros...

Que e que ja fizeste?

A primeira coisa que me lembrei quando li o post, mesmo antes de ler a resposta do bublindo, foi em GPS. Portável e não é dependente do carro em si. Trabalha e cima do tablier e não necessita de fazer alterações nenhumas. Mas pode haver outras alternativas, como diz o bubuindo.